Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11541
Tipo: Dissertação
Título: Níveis de hemoglobina segundo os diferentes regimes alimentares nos primeiros seis meses de vida: um estudo de coorte
Autor(es): Oliveira, Andréa Silva de
Autor(es): Oliveira, Andréa Silva de
Abstract: O presente trabalho discute o papel da alimentação na ocorrência da anemia ferropriva nos primeiros seis meses de vida e as intervenções da saúde pública para a prevenção desse agravo. Por meio de levantamento bibliográfico realizado nas bases de dados LILACS e MEDLINE, em livros técnicos e publicações de organizações internacionais e nacionais, foram selecionadas e analisadas as informações sobre o tema. Evidencia-se, nesta revisão, que, nos primeiros meses de vida, a dificuldade em cobrir os requerimentos de ferro decorre do padrão alimentar habitual, caracterizado pela substituição precoce do aleitamento materno pelo leite integral de vaca, somada à oferta de alimentos com baixa biodisponibilidade do mineral. Paralelamente, as medidas de controle da anemia, preconizadas entre as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, parecem não contemplar as crianças menores de 6 meses de idade. Conclui-se que essas crianças se encontram em situação de alto risco para o desenvolvimento da anemia ferropriva.
Palavras-chave: Lactente
Prática alimentar
Aleitamento materno
Anemia
Hemoglobina
Ferro
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11541
Data do documento: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ André Oliveira.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.