Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11503
Tipo: Dissertação
Título: Efeito de um simbiótico na evolução de pacientes com pancreatite crônica: estudo prospectivo, randomizado, controlado, duplo cego
Autor(es): Quadros, Patricia dos Santos Trigueiro
Autor(es): Quadros, Patricia dos Santos Trigueiro
Abstract: A Pancreatite Crônica (PC) caracteriza-se por insuficiência pancreática exócrina, sendo seus sintomas a dor abdominal, anorexia, vômitos, náuseas e má-absorção. O uso de simbióticos tem sido estimulado com a intenção de promover o controle da má-absorção e o equilíbrio da flora intestinal de pacientes com tais de sintomas em outras condições mórbidas. Apesar do uso de simbióticos parecer promissor, ainda não foram testados em pacientes com PC. O objetivo deste trabalho foi determinar se o uso de um simbiótico pode promover alterações no ritmo intestinal de pacientes com PC. Trata-se de um estudo de intervenção, prospectivo, randomizado, controlado, duplo cego, desenvolvido no Ambulatório de Pâncreas do Complexo Hospitalar Universitário da UFBA, nos meses de fevereiro a novembro de 2009. Foram avaliados 60 pacientes com diagnóstico prévio de PC, média de idade 47,2 anos (s=11,66), dos quais 7 eram mulheres e 53 homens. A intervenção consistiu na oferta, ao Grupo Simbiótico, de 12 gramas/dia de um simbiótico composto de L. casei, L. rhamnosus, L. acidophilus, B. bifidum e frutooligossacarídeo e ao Grupo Controle, de 12 gramas/dia de um carboidrato complexo de média absorção e teve duração de 03 meses, com acompanhamento mensal. Observou-se diferença significante no Grupo Simbiótico entre as médias do número de dejeções no 2º (x=1,47) e 3º (x= 1,37) meses, se comparadas com a média de freqüência antes da intervenção (p = 0,001). No Grupo Controle não foi observada diminuição significante (p=0,157) da freqüência intestinal no período estudado. Foi concluído que o uso de simbiótico reduziu a freqüência intestinal sugerindo que este suplemento pode ser acrescentado aos cuidados nutricionais para a população portadora de PC.
Palavras-chave: Pancreatite crônica
Ritmo intestinal
Simbiótico
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11503
Data do documento: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_Patricia Quadros.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.