https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11219
Tipo: | Dissertação |
Título: | (Re) construindo a noção de estratégias de aprendizagem de língua estrangeira em contexto interacional de sala de aula. |
Autor(es): | Viana Júnior, Oseas Bezerra |
Autor(es): | Viana Júnior, Oseas Bezerra |
Abstract: | Esta dissertação teve como objetivo tentar identificar a contribuição das estratégias de aprendizagem de línguas, especialmente as metacognitivas, como um dos recursos, que podem auxiliar os alunos a superar as dificuldades encontradas em seu processo de aprendizagem. Para observar tal contribuição, foi necessário mapear quais eram essas dificuldades, enquanto eles realizavam as atividades que envolviam sua habilidade oral, bem como se houve um aumento em seu nível de consciência quanto ao uso das estratégias de aprendizagem. Para alcançar tais objetivos, este trabalho utiliza a metodologia de cunho etnográfico, na qual, faz-se possível utilizar questionários, entrevistas, diários de campo e observação participante. A pesquisa foi realizada em um contexto de aprendizagem formal com um grupo do Curso de Extensão de língua inglesa da UFBA, formado por vinte e um alunos, dos quais uma parte era bolsista. A pesquisa apontou a interação sócioafetiva como um dos principais fatores que podem contribuir ou dificultar na aprendizagem. |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem Metacognição Interação Language learning strategies Metacognition Interaction |
Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11219 |
Data do documento: | 2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oseas Bezerra Viana Júnior.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.