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Tipo: Dissertação
Título: Competências profissionais, práticas e políticas organizacionais
Autor(es): Pires, Ana Paula Ivo
Autor(es): Pires, Ana Paula Ivo
Abstract: O presente trabalho apresenta o resultado do esforço em compreender o elenco de competências emergentes requerido aos diretores da Secretaria de Educação da Bahia – Órgãos da Administração Direta, relacionados ao ensino médio, no período de janeiro/2007 a setembro/2010, e inferir as relações possíveis entre essas competências e os modelos de gestão vigentes, levantados a partir dos critérios de avaliação do GesPública e analisados sob a ótica da proposição de Quinn (et al., 2003). Para tanto, complementam as informações da unidade de análise e de mapeamento das competências e estilo de gestão, a fundamentação conceitual sobre a competência e alguns conceitos e tipos emergentes, além das competências individuais, aprendizagem e o papel dos líderes e as competências organizacionais. A partir da verificação teórica, constatou-se que as competências essenciais se pautam em um conjunto articulado de saberes: “saber agir com pertinência”; “saber mobilizar” experiências e conhecimentos em um contexto profissional, no qual se observa especialmente a existência dos eventos; “saber transpor”; “saber aprender e aprender a aprender”; além do “saber envolver-se”. Esse conjunto de saberes, segundo Le Boterf (2003) e Zarifian (2008) reflete o desafio da busca constante por novas competências e essa busca sofre contingências do contexto na qual se insere. Ao alcançar o objetivo da pesquisa, ficou claro que a SEC é caracterizada predominantemente como pertencente ao modelo dos processos internos, visto a freqüência das competências sociais exigidas aos seus diretores administrativos e cujos valores competitivos estão focados na estabilidade e controle, bem como no ambiente interno através da documentação e gerenciamento. Tais competências estão ainda relacionadas aos papéis de liderança os quais se sobressaíram o papel do mentor (modelo das relações humanas) como o de maior exigência e os papéis de inovador e negociador como aqueles de menor freqüência de competências exigidas, cujo conjunto está correlacionado aos valores competitivos da inovação e adaptação e do crescimento e aquisição de recurso. Ainda ao verificar o perfil de gestão da Secretaria foi possível verificar que a sua estrutura de práticas e políticas é prevalecente, ao serem consideradas parcialmente adequadas ou adequadas, ambas em início de início de implementação, quando obrigatórias pelos trâmites legais ou ainda ao se referir à fase de planejamento. Já ao fazer referência à manutenção, monitoramento e controles, tais fases foram avaliadas como, na maioria, práticas inadequadas ou até mesmo inexistentes, em especial no que diz respeito às iniciativas do fator pessoas. Portanto, pôde-se concluir em relação a estes e outros aspectos estudados que a SEC, embora bem representada por cada um dos modelos de gestão (QUINN, et al., 2003) e as suas respectivas competências sociais, está carente no aperfeiçoamento do alinhamento tanto do entendimento, avaliação e foco de esforços voltados para o desenvolvimento das competências individuais, aprendizagem e papéis exigidos aos diretores entre estes e os seus superiores hierárquicos (superintendentes e diretor geral), quanto na otimização do equilíbrio daquelas competências relacionadas à concretização daquilo idealizado, possibilitando agregar valor à organização e a obtenção do melhor aproveitamento das vantagens existentes em cada modelo de gestão estudado.
Palavras-chave: competências profissionais
saberes
evento
papel do líder
modelo de gestão
Gespública
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7690
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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