Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33505
Tipo: Tese
Título: Qualidade da imagem em diferentes protocolos e aparelhos de tomografia computadorizada de feixe cônico na avaliação de estruturas periodontais
Autor(es): Dantas, Luciana Loyola
Autor(es): Dantas, Luciana Loyola
Abstract: O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade da imagem de diferentes protocolos e aparelhos de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) através de características de estruturas periodontais de forma subjetiva e correlacioná-la com a razão contraste-ruído (RCR), como forma objetiva de mensuração da qualidade de imagem. Foram adquiridas 13 imagens de TCFC de um crânio seco, em 6 diferentes tomógrafos (Accuitomo 3D 170- J. Morita, Kyoto, Japão, CS 9000 e CS 9300- Carestream Dental, Trophy, França, Eagle 3D- Dabi Atlante, Ribeirão Preto, Brasil, i-CAT ClassicImaging Sciences International, Pensilvânia, EUA e Orthophos XG 3D- Sirona Dental System, Charlote, EUA), e então avaliadas por três radiologistas. As imagens foram interpretadas através de reconstruções multiplanares no software CS Dental Imaging 3D module versão v3.5.7 (Carestream Health, Atlanta, EUA), e realizadas perguntas direcionadas envolvendo dados subjetivos de qualidade da imagem da cobertura óssea (CO); classificação da CO vestibular de acordo com sua presença ou ausência; avaliação do espaço do ligamento periodontal (ELP) de acordo com características de densidade e quantidade de ruído presente. Nestes mesmos exames foram então selecionadas regiões de interesse (ROI) e mensurada a RCR de cada protocolo no software Image J (National Institutes of Health, Bethesda, MD, USA). Concluiu-se que a maioria dos protocolos estudados apresenta boa qualidade de imagem para o diagnóstico direcionado de avaliação do periodonto, porém, levando-se em consideração os valores das médias para as avaliações subjetivas e a RCR na avaliação objetiva, o protocolo do aparelho Accuitomo 60mmx60mm HiFi 180° apresentou superioridade sobre os demais.
Palavras-chave: Qualidade de imagem
Diagnóstico por imagem
Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Odontologia e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33505
Data do documento: 27-Mai-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_FINAL.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.