Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33107
Tipo: Livro
Título: Pensamento Lésbico Contemporâneo: decolonialidade, memória, família, educação, política e artes
Autor(es): Alves, Bárbara Elcimar dos Reis
Fernandes, Felipe Bruno Martins
Autor(es): Alves, Bárbara Elcimar dos Reis
Fernandes, Felipe Bruno Martins
Abstract: Esse livro, com tantas páginas, é fruto de um esforço, de uma aposta política. Acredito que nesse tempo microfacista que estamos vivendo, tomar o pensamento lésbico, a escrita e a forma como as mulheres lésbicas produziram e produzem conhecimento é um ato de muita coragem, frente a tudo que temos vivenciado: por exemplo, as discussões sobre a ideologia de gênero, o projeto escola sem partido, enfim, um tempo de um policiamento muito grande cujo alvo são formas de pensamento e modos de ser e estar no mundo que tem se colocado em luta contra o modelo cis-hetero-normativo. Por isso, nossas posições como lésbicas têm se tornado lugares de perseguição. Assim, a primeira coisa que considero é que a formulação do projeto Pensamento Lésbico Contemporâneo é um ato de coragem e de muita postura ética e política frente a esses tempos atuais. Um projeto como esse reafirma o compromisso que a universidade pública tem, principalmente na denúncia dos eixos de opressão, entre esses as opressões raciais, sexuais e de gênero.
Palavras-chave: Gênero
Sexualidade
Feminismo decolonial
Lesbianidade
Memória
Relações Familiares
Educação
Mulheres - Narrativas Pessoais
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Tribo da Ilha
Citação: ALVES, Bárbara Elcimar dos Reis; FERNANDES, Felipe Bruno Martins (org.). Pensamento Lésbico Contemporâneo: decolonialidade, memória, família, educação, política e artes. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2021. 533 p. Disponível em: http://generoesexualidade.ffch.ufba.br/wp-content/uploads/2021/02/Miolo_Pensamento-Lesbico-rev-3.pdf. Acesso em: 08 mar. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33107
Data do documento: 5-Mar-2021
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (FFCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miolo_Pensamento-Lésbico-rev-3.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.