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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As representaçoes na patria de chuteiras analise na campanha do ministerio do turismo para a copa das confederaçoes 2013
Autor(es): Lima, Raphael Figueiredo Medeiros
Autor(es): Lima, Raphael Figueiredo Medeiros
Abstract: Depois de 64 anos, o Brasil volta a sediar uma Copa do Mundo, desta vez em um contexto diferente em termos de desenvolvimento social e esportivo. Como em 50, o futebol continua sendo considerado elemento importante da cultura nacional. A relação do brasileiro com o esporte, muitas vezes, é utilizado como metáfora para a descrição de aspectos considerados fundamentais de sua identidade cultural. O presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira são construídas discursivamente as representações da identidade nacional nas propagandas realizadas pelo Ministério do Turismo. Para isto, escolhemos a campanha “Brasil 2014. A Pátria de Chuteiras” que é parte da campanha desse órgão em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM/PR) para aumentar o turismo no país durante a realização das Copas das Confederações e do Mundo. Os operadores foram definidos com base no modelo de análise semionarrativo de Andrea Semprini (2006) e nas colaborações de Adriano Sampaio a partir de conceitos trabalhados por Fairclough (2001), Jost (2005) e o próprio Semprini (2006, 1996).
Palavras-chave: Identidade
Projeto manifestacao de marca
Posicionamento discursivo
Marca lugar
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32879
Data do documento: 24-Fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)



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