Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32758
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A base nacional comum curricular e o ensino de química : uma análise através das ideias pedagógicas e a teoria do cotidiano
Autor(es): Alvim, Lucas Renan Feitosa
Autor(es): Alvim, Lucas Renan Feitosa
Abstract: O presente trabalho analisa os vínculos entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as pedagogias hegemônicas de cunho neoliberal, a fim de compreender como a Química está situada nessa proposição curricular. Como referencial teórico foram adotadas a categoria de Ideias Pedagógicas, elaborada por Demerval Saviani, a Teoria do Cotidiano de Agnes Heller e suas aproximações com a Educação Escolar, proposta por Newton Duarte. Num primeiro momento, foram apresentados os fundamentos das pedagogias do “aprender a aprender”, neotecnicistas e multiculturalistas que têm protagonizado discussões no campo curricular desde os anos 90 no Brasil. Em seguida, tecemos considerações sobre o significado do cotidiano e suas relações com o Ensino de Ciência, visando a superação de um ensino alienado e alienante. Por fim, mostramos que o Ensino de Química na BNCC está reduzido a temáticas esvaziadas de conteúdos científicos, não é referenciado por pesquisas ou materiais, desconsidera a importância da Experimentação e da História e Epistemologia. Buscou-se demonstrar também que a BNCC, de caráter neoliberal, tem por objetivo maior aprofundar as desigualdades na Educação e atender aos interesses do empresariado da Educação e da nova formatação do mercado de trabalho.
Palavras-chave: BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Currículos
Química (Ensino médio)
Teoria do cotidiano
Ideias pedagógicas
CNPq: Educação
Curriculo
Política Educacional
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Monografia de Licenciatura em Química
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32758
Data do documento: 5-Fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUCAS ALVIM 1.pdf471,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.