Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32481
Tipo: Artigo de Evento
Título: Uma estratégia de encaminhamento eficiente para redes de veículos aéreos não tripulados de dados nomeados
Autor(es): Araújo, Francisco Renato Cavalcante
Sousa, Antonio Mateus
Sampaio, Leobino Nascimento
Autor(es): Araújo, Francisco Renato Cavalcante
Sousa, Antonio Mateus
Sampaio, Leobino Nascimento
Abstract: As Redes de Dados Nomeados (NDN) foram propostas para lidar com os atuais desafios enfrentados pelas redes IP tradicionais. A NDN, embora promissora, aplicada aos ambientes sem fio e de mobilidade sofre com a inundação de pacotes e a sobrecarga gerada. Neste trabalho é proposta uma estratégia de encaminhamento para Redes Ad hoc Móveis de Dados Nomeados que visa reduzir a inundação de pacotes. O fluxo de pacotes de interesse e dados atualiza o nível de incerteza de cada nó em relação a recuperação de conteúdos. Além disso, os nós também consideram a intensidade de sinal recebido pela interface no momento do ingresso do interesse como critério de encaminhamento. A avaliação se deu num ambiente de Redes de Veículos Aéreos não Tripulados e os resultados de simulações mostram ganhos na redução do broadcast storm, enquanto mantém uma elevada taxa de satisfação de interesse.
Palavras-chave: Redes de dados nomeados
Redes-Adhoc
Redes de veículos aéreos
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
Citação: Araújo, Francisco Renato Cavalcante; Sousa, Antônio Mateus; Sampaio, Leobino Nascimento. Uma estratégia de encaminhamento eficiente para redes de veículos aéreos não tripulados de dados nomeados. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 37. 2019, Gramado, RS. Anais [...]. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 876-889. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2019.7409. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbrc/article/view/7409. Acesso em: 10 dez. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbrc/article/view/7409
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32481
Data do documento: 6-Mai-2019
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (PGCOMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_sbrc_frca.pdf427,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.