Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32332
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O desenvolvimento da autonomia moral: um estudo de caso com adolescentes em uma escola municipal de Madre de Deus.
Autor(es): Silva, Elenilda de Azevedo
Autor(es): Silva, Elenilda de Azevedo
Abstract: O contexto educacional ressalta a importância da formação de cidadãos críticos e participativos, portanto, de indivíduos autônomos. Diante disso, surge a questão de preparar o adolescente para sua tarefa futura como cidadão. Nesse sentido, este trabalho visa identificar os conflitos vivenciados pelos adolescentes no contexto escolar, em relação as duas moralidades (Heteronomia e Autonomia), direcionando o foco principal para o desenvolvimento da autonomia moral. Inicialmente é apresentado o quadro teórico da pesquisa, tendo como principal referencial os estudos piagetianos. Posteriormente, é relatada a pesquisa em que se observou uma turma de adolescentes da 5ª série do ensino fundamental, pertencente a escola pública do município de Madre de Deus-Ba. Assim a metodologia define-se como estudo de caso, com uma discussão em grupo com questionários abertos, envolvendo dilemas sócio-morais a partir das situações vivenciadas pelos adolescentes. Os resultados apontam à necessidade e relevância de estudar as relações morais, pois os professores em suas práticas pedagógicas também se encontram na heteronomia, tornando-se difícil para estes profissionais orientarem os adolescentes para o desenvolvimento da autonomia.
Palavras-chave: Autonomia
Heteronomia
Regras
Conflitos
Diálogo
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32332
Data do documento: 15-Out-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELENILDA DE AZEVEDO SILVA.pdf236,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.