Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32231
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de nova funcionalidade para o Sistema de Informação Hospitalar para registro e análise por distrito sanitário e bairro no município de Salvador, 2019
Autor(es): Livramento, Humberto Lago
Autor(es): Livramento, Humberto Lago
Abstract: Os Sistemas de Informação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) são importantes para subsidiar o Planejamento e Gestão em Saúde. Dentre os sistemas disponíveis no Brasil, o Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS), a despeito de ter sido criado para pagamentos e auditoria, vem sendo utilizado para estudos relacionados para análise de situação de saúde, de gestão de qualidade hospitalar, avaliação de impacto de programas, impacto econômico dentre outras aplicações que podem contribuir para o aperfeiçoamento do SUS. Os dados do SIH são disponibilizados pelo DATASUS, através dos arquivos dissemináveis (DEF) e tabulados pelo aplicativo Tabwin. Ele disponibiliza um conjunto de dados sobre os internamentos realizados no SUS, sendo uma das variáveis disponibilizadas o Código de Endereçamento Postal do internado, que, no entanto, não é utilizado para análise espacial na perspectiva de logradouro, bairro e Distrito Sanitário. Neste trabalho buscou-se desenvolver a funcionalidade de zoneamento por distrito e bairro de moradores da cidade de Salvador a partir dos dados SIH/DATASUS no Tabwin e no site Tabnet Salvador, este sob a governança da Subcoordenadoria de Informação SUS (SUIS), vinculado à Secretaria de Municipal de Salvador (SMS), que já realiza o mapeamento por distritos dos Sistemas SINAN, SINASC e SIM. Ao agregar a funcionalidade, abre oportunidades para pesquisadores acadêmicos e profissionais, inclusive para contribuir na construção do Plano de Municipal de Saúde, disponibilizando informações para Diretoria de Planejamento Estratégico Gestão (DEPEG) e Grupos de Trabalhos de Planejamento Central e Distrital, na análise do perfil e localização de morbidades. Considerando os elevados gastos do SUS na atenção terciária trata-se de uma aplicação importante para melhoria da eficiência do sistema, bem como para a abordagem considerando a perspectiva territorial, o que pode melhorar a relação entre os diferentes níveis de complexidade.
Palavras-chave: Sistema de Informação em Saúde
Sistema de Informações Hospitalares
Planejamento e Gestão em Saúde
Análise de Situação de Saúde
Distrito Sanitário
Tabwin
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32231
Data do documento: 17-Set-2020
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_MP_Humberto_Lago_Livramento_2019.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.