Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32190
Tipo: Dissertação
Título: Saberes e protagonismo da criança no contexto educativo da comunidade do Alto das Pombas.
Autor(es): Santos, Juliana Cristina Souza
Autor(es): Santos, Juliana Cristina Souza
Abstract: Esta dissertação busca trazer olhares para as experiências e uma escuta atenta das crianças do Alto da Pombas, em Salvador-BA, um bairro de classe popular de maioria negra, contribuindo na perspectiva de entendê-las como sujeitos e protagonistas. A pesquisa foi norteada pela abordagem etnográfica, multirreferencial e o pensamento decolonial como ancoragens metodológicas. Sendo as formas de aprendizado das culturas populares base para a construção das ações de escuta junto as crianças. O trabalho reflete sobre a importância e a necessidade de entender as crianças como protagonistas nas relações e dentro dos contextos educativos, pensando a partir de uma não hierarquização dos saberes e reconhecendo a multiplicidade das maneiras de produzir e viver os conhecimentos que existem em nosso contexto. Questões como: de que maneira a atuação das crianças apresenta caminhos de reflexão agregadora e inovadora para agir sobre a prática educativa dentro de um contexto não hierarquizante? Como podemos escutar verdadeiramente as crianças trazendo as contribuições que elas protagonizam? Que mensagens sobre cuidado, atenção e relação não hierárquica as crianças nos apresentam? A partir dos resultados e com base na articulação entre teoria e vivência foi possível compreender a importância da escuta e da construção conjunta com as crianças, uma ética de coexistência que respeita as singularidades sem hierarquizá-las.
ABSTRACT This dissertation, tooks for bringing a view to the experiences and a careful listening of the children from Alto das Pombas, Salvador-BA, a popular class neighborhood with the majority of its population constituted of black people, contributing on the perspective of understading them as subjects and protagonists. The research was guided by the ethnographical approach, multirreferencial and the decolonial thought as methodological basis. The ways of learning of the popular cultures being the base for the construction of the listening actions with the children. The work thinks over the importance and the need of understanding the children as protagonists in the relations and inside the educational contexts, thinking from a non- hierarchical view of knowledge and recogninzing the multiplicity of ways of producing and living the knowledges exisiting in our context. Issues like: in which way the children is performance shows ways of aggregating and innovative thinking to act over the educational practice within a non-hierarchical context? How can we truly listen to the children bringing the contributions of which they lead? Which messages about care, attention and non-hierarchical relation they present to us? From the results and based on the articulation between theory and living experience was possible understading the importance of the listening and the conjunct construction with the children, a coexistence ethics which respects the singularities without ranking them.
Palavras-chave: Criança
Educação
Culturas populares
Protagonismo
Cultura popular
Atenção em crianças
Educação – Aspectos sociais
Alto das Pombas (Salvador, BA)
Education
Protagonism
Popular cultures
Children
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32190
Data do documento: 7-Set-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABERES_E_PROTAGONISMO_DA_CRIANÇA_NO_CONTEXTO_EDUCATIVO_DA_COMUNIDADE_DO_ALTO_DAS_POMBAS_Juliana_C_S_Santos.pdf12,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.