Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31602
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções
Autor(es): Santos, Deivson Mendes
Autor(es): Santos, Deivson Mendes
Abstract: : Esta monografia trata da comunicação colaborativa enquanto apoio à gestão do conhecimento para a constituição de uma política de inovação a partir da constante proposição de soluções nas organizações. O fenômeno “wikomics” traduz um conjunto de transformações políticas, econômicas e culturais que embasam a reflexão de novos formatos de comunicação a serem explorados pelas organizações. Mais que isso: um novo “modelo de negócios” que leva em consideração novas estruturas de uma ‘sociedade em rede”, ancorada por estruturas tecnológicas e processos de informação e comunicação, que possibilitam sujeitos disputar poder a partir do controle dos seus próprios discursos em fluxo, numa realidade diferente de uma “sociedade de massa”, está se fortalecendo, cada vez mais, em detrimento de uma comunicação massiva por uma comunicação colaborativa. Além de fatores tecnológicos, destaca-se aqui uma quebra de paradigmas quanto às formas de relacionamentos do homem em sociedade, através de princípios que discorremos ao longo desta monografia. Esta revolução nas interações sociais impactam as organizações e refletem nas relações de trabalho, porque os funcionários de grande empresas passam a mesclar papéis sociais com suas atribuições laborais e, portanto, assumem influências que são externas e internas às organizações. A Petrobras foi a companhia escolhida para análise desse contexto. Ao final, esta produção acadêmica pretende discutir novos formatos de gestão da comunicação nas organizações que levem em consideração elementos organizacionais, tecnológicos e humanos para potencializar uma efetiva cultura do compartilhamento da informação e do conhecimento em plena “era da colaboração”.
Palavras-chave: Comunicação colaborativa
Sociedade em rede
Comunicação estrategica
Wikinomics
Convergencia midiatica
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31602
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.