Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31568
Tipo: Dissertação
Título: Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança
Autor(es): Harispe, Leonardo
Autor(es): Harispe, Leonardo
Abstract: A presente Dissertação de Mestrado se propõe refletir criticamente sobre os desafios implicados na ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança (Música Incidental). A referência a um plano musical-sonoro indica aqui que os processos criativos voltados a esse gênero composicional lidam com uma produção musical singular, dentro da qual precisam ser considerados tanto os aspectos formais da narrativa sonora quanto aqueles que enfatizam os aspectos tímbrico-acústicos e matéricos das fontes sonoras (estética do concretismo). Se tratando de uma modalidade compositiva reconhecível pela sua inserção num complexo polissêmico mais vasto – um mosaico de cadeias linguísticas múltiplo –, a práxis musical ligada à produção de Música Incidental reclama uma abordagem analítica e contextual-histórica que a pense como um substrato discursivo que divide a sua participação dentro de um dispositivo multimídia mais abrangente. O campo de práticas artísticas aqui pesquisado limita-se ao caso das criações coreográficas de dança levadas a cena, entendidas como âmbitos de encenação para os quais as trilhas sonoras estão destinadas (performances de movimento executadas ao vivo). O plano de escrita estrutura-se em três capítulos; o primeiro introduz a questão das dobras conceituais implicadas no caso de estudo. O segundo, mais extenso, está dedicado a visar em três Áreas de Estudo os tópicos que permitem problematizar os aspectos contextuais e técnico-procedimentais vinculados à composição de trilhas sonoras, a saber: A- sonorização e acusmática; B- textualidades do sonoro/cênico (Work in Progress) e modelos de análise multimídia (IMM); C- formulação de um Objeto Sonoro-Kinético a partir da obra teórica de P. Schaeffer e R. Laban. O terceiro capítulo, por sua vez, dedica-se à reconstrução genética e auto-etnográfica (uma pós-análise) do processo criativo da obra “Desfas[c/z]es” - edição de uma trilha sonora para o Balé “Engenho” (Felix Ruckert / BTCA, 2009) -, concebida como uma experimentação e hipótese de trabalho que permita reformular critérios sobre as relações rítmico-temporais (modos de articulação) que se estabelecem entre o plano kinético e o plano musical-sonoro.
This Masters Dissertation proposes to reflect critically on the challenges involved in the ideation of a musical-sound project for the dance scene (Incidental Music). The reference to a musical-sound project indicates here that the creative processes focused on this compositional genre deal with a singular musical production, within which both the formal aspects of the sound narrative and those that emphasize the timbre-acoustic and materical aspects need to be considered sound sources (aesthetics of concretism). As a composable modality recognizable by its insertion in a larger polysemic complex – a mosaic of multiple linguistic chains – the musical praxis linked to the production of Incidental Music calls for an analytical and contextual-historical approach that thinks of it as a discursive substratum that divides your participation within a broader multimedia device. The field of artistic practices researched here is limited to the case of the choreographic dance creations taken to the scene, understood as staging areas for which the soundtracks are intended (movement performances performed live). The writing project is divided into three chapters; the first introduces the issue of the conceptual folds involved in the case study. The second, more extensive, is devoted to revisiting in three Areas of Study the topics that allow problematizing the contextual and technical-procedural aspects linked to the composition of soundtracks, namely: A- sonorization and acousmatic; B- sound/scenic textualities (Work in Progress) and multimedia analysis models (IMM); C- formulation of a Sound-Kinetic Object from the theoretical work of P. Schaeffer and R. Laban. The third chapter, in turn, is devoted to the genetic and auto-ethnographic reconstruction (a post-analysis) of the creative process of “Desfas[c/z]es” - editing a soundtrack for the “Engenho” Ballet (Felix Ruckert / BTCA, 2009) - conceived as an experimentation and working hypothesis that allows to reformulate criteria on the rhythmic-temporal relations (modes of articulation) that are established between the kinetic plane and the musical-sound plane.
Palavras-chave: Composição
Música incidental
Trilha sonora
Sonorização
Dança
CNPq: Arte
Música
Dança
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGMUS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Música / Composição
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31568
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.