Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31519
Tipo: Tese
Título: Rumo à cidade do outro lado das montanhas: um estudo genealógico de “aquele que diz sim e aquele que diz não” de Bertolt Brecht.
Autor(es): Junqueira, Thereza de Jesus Santos
Autor(es): Junqueira, Thereza de Jesus Santos
Abstract: Este trabalho propõe uma leitura da obra Der Jasager und der Neinsager [Aquele que diz sim e Aquele que diz não], peça didática e ópera escolar, escrita por Bertolt Brecht em parceria com Kurt Weill, que se afasta tanto de uma análise a partir dos parâmetros consolidados para o teatro épico, como da chave marxismo-dialética, reconhecida e estudada como mote de várias peças, as didáticas sobretudo. Pretende-se desenvolver uma leitura genealógica, a fim de se recuperar o Gestus transgressor de Brecht e explicitar a potência de sua obra, acessível justamente quando se desvia de pressupostos que lhe oferecem uma imediata legibilidade. A peça foi escrita progressivamente, entre os anos de 1930 e 1931, durante a República de Weimar, a partir de uma tradução de Elisabeth Hauptamann, colaboradora de Brecht, para a peça Taniko, e por sugestão de Weill por ocasião do festival de música experimental de Baden Baden. Esse percurso transformou o que era inicialmente Der Jasager [Aquele que diz sim] (1930) em Der Jasager und Der Neinsager [Aquele que diz sim e Aquele que diz não] (1931), passando por uma contra peça, Die Maßnahme [A medida] (1930), com base nos diversos comentários e críticas decorrentes de suas apresentações. A partir dessas constatações, elabora-se um estudo dos bastidores dessa experimentação, do processo de concepção progressiva do texto dramático, bem como da combinação de poéticas sugeridas pela inventiva.
Diese Doktorarbeit schlägt eine Betrachtung des Werkes Der Jasager und der Neinsager vor, Schuloper und Lehrstück von Bertolt Brecht, geschrieben in Zusammenarbeit mit Kurt Weill. Diese Lesung / Interpretation entfernt sich von einer Analyse, die auf den konsolidierten Parametern für das epische Theaters sowie auch auf dem marxistisch-dialektischen Schlüssel basiert, der das Motto mehrerer Theaterstücke, vor allem die Lehrstücke, erkannt und untersucht hat. Ziel ist es, eine genealogische Lesart zu entwickeln, um Brechts transgressiven Gestus wiederzugewinnen und die Kraft seines Werkes zu verdeutlichen, die genau dann zugänglich ist wenn sie von Annahmen abweicht, die unmittelbare Lesbarkeit Deutlichkeit bieten. Das Stück wurde nach und nach zwischen den Jahren 1930 und 1931 während der Weimarer Republik geschrieben, basierend auf einer Übersetzung von Elisabeth Hauptmann, Brechts Mitarbeiterin für das Stück Taniko, sowie Weills Vorschlag beim Baden Badener Festival experimenteller Musik. Diese Richtung wandelte das, was ursprünglich Der Jasager (1930) war, in Der Jasager und Der Neinsager (1931) und durchlief bis hin zu einem Gegenstück, Die Maßnahme (1930), basierend auf den verschiedenen Kommentaren und Kritiken, die sich aus seinen Präsentationen ergeben. Aus diesen Erkenntnissen wird eine Studie hinter den Kulissen dieses Experiments des progressiven Schreibens des dramatischen Textes sowie die Zusammenstellung von Poetiken diskutiert.
This dissertation proposes a reading of the book Der Jasager und der Neinsager [He who says Yes and He who says No], the didactic play and school opera, written by Bertolt Brecht in partnership with Kurt Weill, who departs from an analysis from strengthened parameters for epic theater, as well as the Marxist-dialectic key, recognized and studied as the motto of several plays, the didactic ones above all. The aim is to develop a genealogical reading in order to recover Brecht's transgressive Gestus and to clarify the power of his work, accessible precisely when it deviates from assumptions that offer it immediate legibility. The play was written progressively between 1930 and 1931 during the Weimar Republic, from a translation by Elisabeth Hauptamann, Brecht's collaborator, to the play Taniko, and at Weill's suggestion on the occasion of the Baden-Baden experimental music festival. This course transformed what was initially Der Jasager [He who says Yes] (1930) into Der Jasager und Der Neinsager [He who says Yes and He who says No] (1931), going through a counterpart, Die Maßnahme [The Measure] (1930), based on the various comments and criticisms derived from his presentations. From these findings, a behind-the-scenes study of this experimentation, the process of progressive conception of the dramatic text, as well as the combination of poetics suggested by the inventive activity.
Palavras-chave: Bertolt Brecht, 1989-1956 - Análise e crítica
Aquele que diz sim e Aquele que diz não
Genealogia
Gestus
Teatro alemão - Peça didática
Ópera escolar
Escrita progressiva
Combinação de poéticas
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31519
Data do documento: 3-Mar-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Thereza Junqueira - versão depósito definitivo.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.