Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30804
Tipo: Dissertação
Título: Efeito da silimarina sobre indicadores bioquímicos em pacientes portadores de doença hepática: revisão sistemática com metanálise
Autor(es): Avelar, Camila Ribeiro de
Autor(es): Avelar, Camila Ribeiro de
Abstract: A silimarina é um conjunto de flavolignanas, presente na planta Silybum marianum, usada há muitos anos em desordens hepáticas, por ser considerada hepatoprotetora. Isso se deve ao seu potencial terapêutico devido a propriedades antioxidante, anti-inflamatória e imunomoduladora. Apresenta também efeito redutor de indicadores bioquímicos, como transaminases e ferritina, as quais estão associadas a danos e progressão de doenças hepáticas. Assim, revisar seus efeitos, avaliando a qualidade das evidências científicas sobre este fitoterápico em portadores de doenças hepáticas se mostra importante para esclarecer seus reais benefícios. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da silimarina sobre os níveis séricos de Alanina aminotransferase (ALT), Aspartato aminotransferase (AST) e Gama glutamil transpeptidase (GT) em pacientes portadores de doença hepática. Trata-se de uma revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos randomizados e controlados que avaliaram o efeito da silimarina em pacientes portadores de doenças hepáticas, publicados até 31 de janeiro de 2016. Esse estudo foi realizado com base nas disposições do Peferred Reposting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses:The PRISMA Statement. Também avaliou-se a qualidade metodológica dos estudos selecionados. E como resultado, foi elaborado um artigo considerando todas as variáveis avaliadas, como níveis de ALT, AST e GT após uso de silimarina, avaliação desses indicadores de acordo com tempo de intervenção e composição do produto oferecido (silimarina isolada ou associada a nutrientes) e investigação da qualidade metodológica dos estudos. Concluiu-se que o uso da silimarina parece exercer efeito positivo na redução de ALT e AST, sem apresentar impacto nos níveis de GT, porém os resultados observados não apresentaram relevência clínica. Observou-se ainda alto grau de heterogeneidade e baixa qualidade metodológica, sugerindo a necessidade da elaboração de estudos com desenhos metodológicoas mais adequados.
Palavras-chave: Silimarina
Silybum marianum
Doença Hepática
Doença Hepática
Gordurosa Não-alcoólica
Metanálise
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Alimentos, Nutrição e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30804
Data do documento: 23-Out-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ CAMILA RIBEIRO DE AVELAR.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.