Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30754
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tecnologias para a produção de biofertilizantes: tendências e oportunidades
Autor(es): Garrido, Eduardo Cardoso
Rocha, Angela Machado
Santos, Douglas Alves
Gomila, Jose Miguel Vicente
Autor(es): Garrido, Eduardo Cardoso
Rocha, Angela Machado
Santos, Douglas Alves
Gomila, Jose Miguel Vicente
Abstract: Biofertilizante é aquele fertilizante que dispõe de microrganismos vivos, dentre elas bactérias e fungos, que contribuem para a fertilidade do solo. O objetivo do artigo é o de analisar os dados históricos de patentes de modo a determinar quais as principais instituições mundiais que investem em pesquisa e desenvolvimento tecnológico relacionados aos biofertilizantes. A Metodologia desenvolve o tratamento e análise dos resultados de patentes relacionadas à biofertilizantes por meio do Vantage Point, software de mineração de textos que se utiliza de um dicionário de palavras afins para agrupar autores, instituições e termos. O Japão, Europa, Estados Unidos, Coréia, Índia e Brasil encontram-se entre os países com proeminência no âmbito de publicações de patentes. Dentre os dados levantados, destacam-se nos resultados as seguintes instituições japonesas: Hitachi Ltd; Sanyo Electric Co Ltd; Mitsubishi Electric Corp. Do total de titulares de patentes, 95,53% respondem por Empresas Privadas e 3,17% por Institutos de Pesquisa.
Palavras-chave: Patentes
Fertilizantes
Vantage Point
Biofertilizantes
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Citação: GARRIDO, Eduardo Cardoso; ROCHA, Angela Machado; SANTOS, Douglas Alves; VICENTE GOMILA, Jose Miguel. Tecnologias para a produção de biofertilizantes: tendências e oportunidades. Cadernos de prospecção, Salvador, v.12, n.3, p. 665-679, set. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12n3p665. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/27298. Acesso em: 11 out. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30754
Data do documento: Set-2019
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGQUIMI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Biofertilizantes.pdf677,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.