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Tipo: Tese
Título: Aprendendo a ler com minhas camaradas : seres, cenas, cenários e difusão do samba de roda através das sambadeiras do Recôncavo baiano.
Autor(es): Queiroz, Clécia Maria Aquino de
Autor(es): Queiroz, Clécia Maria Aquino de
Abstract: Esta tese analisa as configurações cênicas do samba de roda no Recôncavo Baiano e como essas representações são transmitidas e difundidas comunitariamente, observando suas múltiplas inter-relações históricas, artístico/culturais, comunitárias, pedagógicas, tendo como maior referência as vozes e performances das mulheres sambadeiras. Utilizando uma narrativa baseada na linguagem cinematográfica dos roteiros de filmes, as cenas do samba vão sendo detalhadas, através do movimento de câmeras, a partir de três aspectos do seu terreno simbólico,Indumentária, Sonoridades e Movimento, alimentadas pelas histórias de vida e relatos de 20 sambadeiras e de outros atores da cena do samba de roda. A tese também aborda dois projetos de difusão do samba de roda: o primeiro trata-se da produção de 12 vídeos de entrevistas com sambadeiras, que estão postados em um canal do Youtube com o nome de Sambadeiras do Recôncavo da Bahia, e o segundo projeto é o Circulando com as Mulheres do Samba de Roda,uma roda de conversa performática com 15 sambadeiras, que percorreu nove municípios localizados nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Para perseguir tais objetivos, o estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, tendo como suporte os princípios da Etnocenologia e da Multirreferencialidade, utilizando diversos recursos metodológicos como: pesquisa bibliográfica; documental; observação participante e colaborativa; entrevistas; registros sonoros e fotografias. A análise das diversas indumentárias levou a compreensão de que elas trazem informações históricas, religiosas e culturais, que guardam a memória de enfrentamentos, pertencimento, resistência e superação, além de perpassarem por questões de status e prestígio. As estéticas performativas do samba de roda do Recôncavo Baiano não se resumem ao gesto, à dança ou à música. Elas são todo um complexo de percepção de si mesmo e do outro, onde o movimento, ludicidade, musicalidade, teatralidade, literatura e criatividade são conjugados juntos com a ambiência e relações de sociabilidade. Por esse motivo, a autora propõe o termo coreo-lítero-musical-participativo para referir-se ao samba de roda. O estudo rítmico do sapatear de algumas sambadeiras, com posterior transcrição para notação musical, apontou para a inexistência de um padrão único do passo conhecido como miudinho que difere de acordo com o estilo praticado pela comunidade de samba e com as percepções individuais das praticantes. A transmissão do samba de roda é feita através da observação, da percepção e, sobretudo, com a convivência, entendendo o estilo e as regras da comunidade. O conteúdo textual de algumas canções revelou questões de gênero marcadas pelo patriarcalismo e preservadas pela tradição. Os dois projetos de difusão abordados também mostram o empoderamento das mestras e revelam os seus enfrentamentos enquanto mulheres e a forma como o samba se expressa através delas. A partir dos seus depoimentos, o estudo aporta três desafios para a permanência dos grupos e difusão do samba de roda: a falta de divulgação nos meios de comunicação; desvalorização dos trabalhos pelos organizadores de eventos públicos e privados, com pagamento de cachês ínfimos e desiguais em relação aos conjuntos musicais de fora da região; e a inexistência de políticas públicas municipais, estaduais e federais que possibilitem ganhos materiais para as pessoas que fazem o samba de roda. A tese ressalta ainda a importância e protagonismo das mulheres do samba de roda na organização dos eventos e na configuração dos seus procedimentos cênicos essenciais.
ABSTRACT This thesis analyzes the scenic configurations of the “samba de roda” in the Recôncavo Baiano and how these representations are transmitted and disseminated communally, observing their multiple historical, artistic/cultural, community, and pedagogical interrelations, having as a reference the voices and performances of “sambadeira” women. Through making use of a narrative based on the cinematic language of the film scripts, the samba scenes are detailed through the movement of cameras, starting off from three aspects of its symbolic terrain: Clothing, Sonorities and Movement, fueled by life stories and stories from 20 “sambadeiras” and other actors and actresses from the “samba roda” scenario. The thesis also deals with two projects for the diffusion of “samba de roda”: The first one is the production of 12 videos of interviews with “sambadeiras” which will be posted on a YouTube channel under the name of "Sambadeiras do Recôncavo da Bahia". The second project is “Circulando com Mulheres do Samba de Roda”, which involved a performatic circle of talk among 15 “sambadeiras”, and which happened in nine different municipalities located between the states of Bahia, Rio de Janeiro and São Paulo. In order to aim at these objectives, the study was carried out under a qualitative approach, based on the principles of ethnocenology and multireferentiality, using several methodological resources such as: bibliographic research; documentary; participant and collaborative observation; interviews; sound records and photography. The analysis of the various clothing costumes has led to the understanding that they bring historical, religious and cultural information that keeps the memory of confrontation, belonging, resistance and overcoming, as well as passing through questions of status and prestige. The performative aesthetics of the “samba de roda from the Recôncavo Baiano are not limited to gesture, dance or music itself. They are a complex system of self-perception and perception of the other, where movement, playfulness, musicality, literature and creativity are conjugated along with the ambience and relations of sociability. For this reason, the author proposes the term coreo-literomusical- participatory to refer to samba de roda. The study of the rhythmic tap dance of some “sambadeiras”, along with later transcription for musical notation, pointed to the lack of a single pattern of the step known as "miudinho" that differs according to the style practiced by the samba community and to the individual perceptions of the samba practitioners. The transmission of samba de roda is done through observation, perception and, above all, coexistence, understanding the style and rules of the community. The textual content of some songs revealed gender issues, marked by patriarchy and preserved by tradition. The two diffusion projects discussed in the last chapter of the thesis show the empowerment of teachers and reveal their struggles as women, the way they see “samba de roda” and express themselves through it. From their testimonies, the study brings three challenges for the permanence of the groups and diffusion of the samba de roda: the lack of dissemination in the media; devaluation of works by public and private event organizers, with payment of small and unequal wages, in relation to musical groups from outside the region; and the lack of municipal, state and federal public policies that allow material gains for the people who make the “samba de roda”. The thesis also highlights the importance and protagonism of the women of samba de roda in the organization of traditional memory, organization of events, as well as in the configuration of their essential scenic procedures.
Palavras-chave: Samba de roda - Recôncavo (BA)
Difusão do conhecimento.
Etnocenologia
Linguagem cinematográfica
Mulheres - Cultura popular
Análise cognitiva
Procedimentos cênicos do samba de roda
Knowledge diffusion
Ethnocenology
Cognitive Analysis
Scenic procedures of the samba de roda
CNPq: Cinema
Interpretação cinematográfica
Multidisciplinar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30468
Data do documento: 28-Ago-2019
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