Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30453
Tipo: Dissertação
Título: Suplemento didático para a adequação de arranjos
Autor(es): Silveira Junior, Ary da
Autor(es): Silveira Junior, Ary da
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e descrever o processo de pesquisa e os resultados ocasionados durante o curso de mestrado no PPGPROM –Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia. Constam nele um memorial, um artigo e um suplemento para adequação de arranjos. No memorial foram descritas, passo a passo, cada etapa da construção dos trabalhos. O artigo apresenta um relato de experiência de regência da Banda Ritornello, no CEMEAR – Centro Municipal de Educação e Artes de Guarulhos SP. Tal experiência forneceu o material dessa pesquisa e gerou um suplemento, que sistematiza o processo de adequação de arranjos a partir do trabalho desenvolvido nesta instituição. Este trabalho é direcionado a todos os educadores regentes envolvidos na prática de banda em diversos contextos. Pretende funcionar como uma ferramenta didática para motivar e incluir, principalmente os alunos recém-ingressos, bem como aprimorar o nível técnico musical das bandas.
ABSTRACT The present work has the objective of presenting and describing the research process and the results obtained during the masters course in the PPGPROM - Post-Graduation Professional Program in Music of the Federal University of Bahia. It contains a memorial, an article and a supplement to suit the arrangements. In the memorial were described, step by step, each stage of the construction of the works. The article presents an account of the conducting experience of the Ritornello Band, at the CEMEAR - Municipal Center of Education and Arts of Guarulhos, SP. This experience provided the material of this research and generated a supplement, which systematizes the process of adaptation of arrangements from the work developed in this institution. This work is directed to all the educators conductors involved in band practice in diverse contexts. It intends to act as a didactic tool to motivate and to include, mainly the students new entrants, as well as to improve the musical technical level of the bands.
Palavras-chave: Banda (música)
Arranjo (música)
Musica- instrução e estudo
CNPq: Arte/Música
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: S587
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30453
Data do documento: 26-Ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.