Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30114
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da relação entre floresta de caatinga conservada, biodiversidade da avifauna e capacidade de sustentação do rebanho bovino em período de seca
Autor(es): Lima, Pedro Cerqueira
Autor(es): Lima, Pedro Cerqueira
Abstract: O presente estudo objetivou avaliar, durante a seca de 2011 a 2013, a relação entre porcentagem de floresta de caatinga conservada, a biodiversidade da avifauna e a capacidade de sustentação do rebanho bovino em quatro fazendas da região semiárida do estado da Bahia, Brasil. Na fazenda I a produção de bovinos é associada à conservação do bioma Caatinga, sendo que nas fazendas II, III e IV as áreas de floresta de caatinga são substituídas por pastagens para a alimentação animal, sendo essa a prática mais tradicional na região. O inventariado nas fazendas I, II, III e IV resultou em 193, 73, 92 e 101 espécies de aves, bem como, 43,1%, 1,2%, 1,7% e 2,4% de área da fazenda com floresta de caatinga conservada, respectivamente. As estimativa de perda no rebanho bovino foi aproximadamente 30% em todas as quatro fazendas. No entanto, nas fazendas II, III, e IV, o restante do rebanho bovino teve que ser abatido ou transportado para outras regiões para evitar a perda total dos animais pela falta de alimento em virtude da seca. Na fazenda I não foi necessário o abate ou remoção dos animais, pois com o esgotamento das pastagens, os animais passaram a se alimentar nas áreas de floresta de caatinga conservadas na propriedade. O estudo demonstra que a conservação das florestas de caatinga nas fazendas localizadas no semiárido é uma estratégia que atende, ao mesmo tempo, à conservação da biodiversidade e à sustentabilidade social e econômica da produção animal na região do semiárido brasileiro.
Palavras-chave: Avifauna
Bioma
Bovinocultura
Caatinga
Conservação
Semiárido
Sustentabilidade
CNPq: Saúde Animal
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGCAT
metadata.dc.publisher.program: Ciência Animal nos Trópicos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30114
Data do documento: 19-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSETAÇÃO PEDRO CERQUEIRA LIMA_2014.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.