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Tipo: Dissertação
Título: Possibilidades lúdicas com tecnologias digitais na formação docente: uma proposta de espaço maker no IF Sertão-PE Campus Petrolina.
Autor(es): Bezerra, Mário Cezar Augusto de Almeida
Autor(es): Bezerra, Mário Cezar Augusto de Almeida
Abstract: Este trabalho, baseado em investigação exploratório-descritiva, versa sobre a importância da ludicidade e das tecnologias digitais no âmbito dos Cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Computação ofertados pelo Campus Petrolina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Aborda a histórica dicotomia verificada nas licenciaturas brasileiras entre a formação disciplinar (conteúdos específicos) e formação para a docência (fundamentos metodológicos e didáticos) e as consequências para o licenciando, incluindo o Campus Petrolina no contexto da discussão. Propõe refletir sobre o Espaço Maker como possibilidade de lócus em que a ludicidade integre a formação dos professores, sugerindo o uso lúdico das tecnologias digitais e dos componentes, ferramentas e máquinas makers como forma metodológica que diminua tensões inerentes à práxis pedagógica e empreste prazer ao processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva do hedonismo como valor e da instantaneidade como característica representativa dos Séculos XX e XXI. Trabalhou-se com as abordagens qualitativa e quantitativa da pesquisa científica, porém com a predominância do viés qualitativo, e a produção de dados deu-se a partir de estudos bibliográficos, documentais, da observação assistemática e, principalmente, de um questionário contendo 25 questões respondidas por 100 respondentes, entre estudantes, professores e técnicos administrativos em educação do Campus. Para a análise dos dados, foram utilizados gráficos, tabelas e a geração de Nuvens de Palavras. A pesquisa revelou pouco conhecimento dos participantes sobre Espaço Maker, embora também tenha mostrado amplo apoio à proposta de sua implantação. Ancorado nos resultados apreendidos, o trabalho culminou com a elaboração de um Projeto que sugere a fundação de um Espaço no Campus.
ABSTRACT This paper, based on exploratory-descriptive research, is about the importance of ludicity and digital technologies in the scope of the degree programs of Chemistry, Physics and Computing offered by Campus Petrolina of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). It addresses the historical dichotomy observed in Brazilian degrees between disciplinary training (specific contents) and training for teaching (methodological and didactic elements) and the consequences for the undergraduate student, including the Campus Petrolina in the context of the discussion. It proposes to reflect about the Maker Space as a possibility of locus in which ludicity integrates the training of teachers, suggesting ludic use of digital technologies, components, tools and machines makers as a methodological form that reduces tensions inherent in pedagogical praxis and lends pleasure to the process of teaching-learning, in the perspective of hedonism as value and of instantaneity as a representative characteristic of the 20th and 21st Centuries. Qualitative and quantitative approaches of scientific research were used, but with the predominance of qualitative bias, and the production of data was based on bibliographical and documentary research, non-systematic observation and , mainly, a questionnaire containing 25 questions answered by 100 respondents, among students, teachers and administrative technicians in Campus. For the data analysis, graphs, tables and the generation of Word Clouds were used. The research revealed little knowledge of the participants about Maker Space, although it also showed broad support for the proposal of its implementation. Anchored in the results seized, the work culminated in the elaboration of a Project that suggests the implantation of a Space in Campus.
Palavras-chave: Espaço Maker
Ludicidade
Educação efeitos das inovações tecnológicas
Hedonismo
Formação docente
Espaços abertos
Ludicity
Maker Space
Hedonism
Technologies
Teacher Training
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29780
Data do documento: 4-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)



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