Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29541
Tipo: Tese
Título: Perda da integridade tissular e da pele na região sacral: sobrevida e fatores prognósticos da mortalidade de pacientes críticos.
Autor(es): Santos, Moelisa Queiroz dos
Autor(es): Santos, Moelisa Queiroz dos
Abstract: Objetivo: Estimar a sobrevida e identificar os fatores prognósticos da perda da integridade tissular e da pele na região sacral e na mortalidade de pacientes internados em uma UTI de um hospital referência em trauma na cidade de Salvador – BA. Método: Coorte retrospectiva com amostra aleatória de 217 pacientes críticos. Foi utilizado para o cálculo do número mínimo de eventos de interesse (Lesão por Pressão e óbitos) o programa Data Analisis and Statistical Software - STATA 12 e para o número mínimo de participantes para a modelagem o PASS14 sample size. O tempo de sobrevida entre o internamento na UTI e o diagnóstico da LP Sacra, o tempo decorrido entre o diagnóstico da LP Sacra e o óbito na UTI, além do tempo entre a entrada na UTI do estudo, que foram analisados utilizando-se o método não paramétrico Kaplan-Meyer (KM). A análise descritiva dos fatores prognósticos, para as variáveis numéricas, foi realizada a partir das medidas de tendência central e variabilidade. O teste de Log-Rank-Mantel-Haenzel foi utilizado para testar a hipótese de que o tempo de sobrevida era igual nos estratos dos fatores de risco para os desfechos do estudo. O modelo de regressão de Cox foi utilizado para estimar o efeito de fatores de risco (prognósticos) no tempo de sobrevida. Resultados: 80,7% foram adultos jovens, vítimas de trauma e do sexo masculino. As incidências encontradas foram para Lesão por Pressão de 21%, Dermatite Associada a Incontinência de 6% e Lesão por Fricção de 3,23%. A incidência global de LP sacra foi de 23%, a probabilidade de sobrevida até 11 dias de internamento foi de 0,8386 (IC95%;0,7737-0,8862), o risco de desenvolver o agravo com 10 dias de internamento foi de 0,1917 (IC95%; 0,787-0,3508). Os fatores prognósticos apontados na modelagem final para o desenvolvimento de LP sacra foram a idade superior a 35 anos, diarréia, internamento hospitalar antes da UTI entre 2 e 3 dias. Dentre os 51 pacientes que desenvolveram LP sacra, 9 evoluíram para óbito. A incidência geral do óbito foi de 17,7% e 25% dos pacientes sobreviveram 55 dias após o diagnóstico de LP sacra. Conclusão: A perda da integridade tissular e da pele foi uma condição clínica presente em 28,1% dos pacientes estudados, a probabilidade de sobrevivência na UTI após o diagnóstico de LP sacra até 14 dias de internamento foi de 84,97% e o risco de ir a óbito após o diagnóstico de LP sacra aos 15 dias de internamento foi de 18,30%. O conhecimento dos fatores prognósticos e sobrevida favorecem a implementação de medidas preventivas que atendam as peculiaridades dos pacientes internados na UTI. Estudos de sobrevida com maior número de participantes são necessários para a investigação da mortalidade de pacientes críticos portadores de LP sacral.
Palavras-chave: Lesão por Pressão
Sobrevida
Integridade da pele
Cuidado crítico
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29541
Data do documento: 17-Mai-2019
Aparece nas coleções:Tese (Escola de Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Enf_Moelisa Queiroz dos Santos.pdf5,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.