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Tipo: Dissertação
Título: Comportamento do consumidor: a influência do smartphone no processo de decisão do consumidor
Autor(es): Almeida, Nayane Monteiro de
Autor(es): Almeida, Nayane Monteiro de
Abstract: O movimento de conectividade observado em escala mundial afeta não somente a informação ou a comunicação, mas também o funcionamento econômico e as relações de consumo. A rápida propagação das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) ajuda a conectar os indivíduos e esses, na condição de consumidores, tornam-se cada vez mais ativos, informados e exigentes. Vale ressaltar que a cada dia os indivíduos são convidados a consumir algo, seja um produto, serviço ou ideia, objetivando satisfazer uma necessidade ou um desejo. Apreender que o consumo é fruto de decisões tomadas e entender o comportamento do consumidor requer a apreciação de como os indivíduos tomam suas decisões de compra e de consumo. Para que o indivíduo decida consumir algo, ele perpassa por uma série de etapas do chamado Processo de Decisão de Compra ou Processo de Decisão do Consumidor (PDC). Assim, o objetivo geral desta dissertação é verificar as influências que o smartphone exerce no Processo de Decisão do Consumidor. O estudo realizado é de caráter descritivo e de natureza quantitativa, o qual utilizou um questionário como instrumento de coleta de dados. A amostra final válida foi de 728 indivíduos, sendo que a maioria dos respondentes estava localizada em Fortaleza/CE. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise fatorial e a correlação de Spearman. A análise revelou que há fatores presentes em cada construto que concentram as variáveis do estudo e que ajudam a compreender melhor as influências do dispositivo móvel. Concluiu-se ainda que o instrumento de pesquisa conseguiu medir a influência do uso do smartphone nas fases Avaliação Pós-Compra, Descarte e Consumo, porém foi insuficiente para aferir tal influência nas fases Reconhecimento da Necessidade, Busca de Informações, Avaliação das Alternativas e Compra. A contribuição do estudo está em ampliar o conhecimento da teoria do comportamento do consumidor, principalmente no que diz respeito aos dispositivos móveis e smartphones, uma vez que tais aparelhos se pulverizaram na sociedade contemporânea.
The movement of connectivity observed worldwide affects not only the information or communication, but also the economic operation and consumer relations. The rapid spread of Information and Communication Technologies (ICTs) helps connect individuals and those in the consumer condition, become increasingly active, informed and demanding. It is noteworthy that every day individuals are invited to consume something, whether a product, service or idea, aiming to satisfy a need or a desire. Apprehending that consumption is the result of decisions and understand consumer behavior requires the appreciation of how individuals make their purchase and consumption decisions. For the individual decides to consume something, it goes through a series of steps called Decision-Purchase Process or Consumer Decision Process (CDP). Thus, the overall objective of this work is to study the influences that the smartphone has on Consumer Decision Process. The study is descriptive and quantitative, which used a questionnaire as a data collection instrument. Valid final sample of 728 individuals, the majority of respondents were located in Fortaleza / CE. For data analysis, we used factor analysis and correlation of Spearman. The analysis revealed that there are factors present in each construct that concentrate the study variables and help to better understand the influences of mobile. It was concluded that the research instrument could measure the influence of smartphone use in stage Post-Purchase Evaluation, Disposal and consumption, but was insufficient to assess such influence in stages need-recognition, search information, evaluation of alternatives and purchase. The contribution of the study is to broaden the knowledge of consumer behavior theory, especially with regard to mobile devices and smartphones, since such devices were sprayed in contemporary society.
Palavras-chave: Processo de Decisão do Consumidor
Comportamento do Consumidor
Dispositivos Móveis
Smartphone
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29441
Data do documento: 6-Mai-2019
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