Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29024
Tipo: Dissertação
Título: Produção de vídeos e a Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise crítica da elaboração de ferramentas audiovisuais por professores em formação
Autor(es): Reis, Luis Eduardo Matos
Autor(es): Reis, Luis Eduardo Matos
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise crítica do processo de elaboração de ferramentas audiovisuais desenvolvidas por alunos do curso noturno de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia, como um amparo teórico para professores de ciências que desejem criar e/ou utilizar vídeos em sua prática pedagógica. Este estudo resultou na elaboração de categorias de análises com base no movimento de criação dessas ferramentas audiovisuais. Foi utilizada a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como referencial pedagógico de análise. Para tanto, buscou-se integrar um tripé teórico que embasasse essa investigação. Nesse sentido discutiu-se de maneira interligada as bases filosóficas e psicológicas da PHC, a formação de professores e as tecnologias da informação e comunicação, mais especificamente as mídias digitais classificadas como vídeos. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira, prática, montaram-se grupos de alunos que tiveram como meta desenvolver um vídeo que pudesse ser utilizado em sala de aula. Para desenvolver o planejamento das ferramentas audiovisuais, foram realizadas diversas reuniões, registradas por meio de gravações em áudio, vídeo e caderno de notas. Na segunda etapa, teórica, analisou-se os dados obtidos, os quais foram compilados em quatro categorias de análise: clareza da concepção pedagógica, intencionalidade do planejamento, contextualização da temática e articulação entre elementos técnicos e teóricos. Cada uma das categorias deu origem a diferentes níveis teóricos nos quais os vídeos foram alocados. Conclui-se, portanto, que é possível analisar vídeos a partir de uma perspectiva crítica.
This research aims to perform a critical analysis of the development of audio-visual tools developed by undergraduate degree students in Chemistry (night course) at Federal University of Bahia as a theoretical support for science teachers who wish to create and/or use videos in their pedagogical practice. This analysis resulted in the elaboration of categories of analysis based on the movement of creation of these audio-visual tools. Historical-Critical Pedagogy (PHC) was used as a pedagogical reference for analysis. In order to do so, it was integrated a theoretical tripod that would support this investigation. In this sense, the philosophical and psychological bases of PHC, the training of teachers and information and communication technologies, and more specifically the digital media classified as videos, were discussed in an interconnected way. The research was divided into two stages. In the first, practice, groups of students were set up to develop a video that could be used in classroom. In order to develop the planning of the audio-visual tools, several meetings were held that were recorded through audio, video and notebook recordings. In the second stage, theoretical, the data obtained were analysed, which were compiled into four categories of analysis (CAs): clarity of the pedagogical conception (CA1), intentionality of planning (CA2), contextualisation of the theme (CA3) and articulation between technical and theoretical elements (CA4). Each of the categories gave rise to different theoretical levels in which the videos were allocated. It is concluded, therefore, that it is possible to analyse videos from a critical perspective.
Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica
Vídeo
Formação de professores
Tecnologias da Informação e Comunicação
CNPq: Tecnologia Educacional
Ciências
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
UEFS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29024
Data do documento: 27-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao finalizada Luis Eduardo.pdf4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.