Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28980
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do registro de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar em comparação ao modelo Utstein
Autor(es): Santos, Andressa Oliveira
Autor(es): Santos, Andressa Oliveira
Abstract: Objetivo: Avaliar a qualidade dos registros de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar com base no modelo Utstein. Métodos: Estudo transversal, exploratório - descritivo, quantitativo, realizado em duas Unidades de Terapia Intensiva, com avaliação em prontuário de registros de parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar com retorno da circulação espontânea ou óbito, pelo período de dois meses. Resultados: Foram avaliados 41 registros, de pacientes com idade entre 22 e 79 anos, sendo 14 (51,9%) homens. Em 13 (31,7%) registros não havia descrição de quaisquer manobras de reanimação e, quando descritos, na maioria deles não havia especificação das intervenções realizadas. A descrição da causa da parada cardiorrespiratória estava ausente em 38 (92,7%) e do ritmo em 37 (90,3%) registros. Em mais da metade não havia registros dos tempos dos eventos e nem um mencionava quais os profissionais envolvidos na reanimação cardiopulmonar. Conclusão: Todas as anotações estavam incompletas frente ao modelo Utstein, isso dificulta a obtenção de dados para realização de pesquisas sobre a temática e expõe a precariedade do registro realizado sem método sistemático.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Parada Cardíaca
Protocolos de Enfermagem
Registros de Enfermagem
Reanimação Cardiopulmonar
Unidades de Terapia Intensiva
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Residência Multiprofissional em Urgência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28980
Data do documento: 25-Mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Urgência (PRMU - IMS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.