Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28976
Tipo: Dissertação
Título: A Constituição Identitária de Professores Formadores de Língua Espanhola na Modalidade de Educação a Distância em uma Universidade Pública Baiana
Autor(es): Santos, Karoline da Conceição
Autor(es): Santos, Karoline da Conceição
Abstract: As inovações tecnológicas na sociedade contemporânea têm impactado sobremaneira a vida das pessoas em todos os âmbitos sociais. Inevitavelmente, o contexto educacional tem sofrido de maneira direta as consequências dessa sociedade da informação e da comunicação exigindo novas práticas educacionais, sobretudo no contexto do ensino de línguas requerendo dos sujeitos envolvidos neste processo, novas formas de agir na sociedade. Outrossim, o cenário educacional exige uma reestruturação das modalidades de ensino e reflexão acerca dos perfis dos profissionais da educação que repercutirão na conceitualização da (s) identidade (s) dos professores e no desenvolvimento de modelos de ensino mais democráticos. Dessa forma, a presente dissertação tem como objetivo compreender a constituição identitária dos professores formadores de língua espanhola na modalidade de Educação a Distância e seus impactos para o processo de ensino e aprendizagem na modalidade investigada tendo em vista os Referenciais de Qualidade da educação superior na EaD; Projeto Político Pedagógico e as representações das coordenadoras e professores formadores que atuam no curso de Licenciatura em Letras, Língua Espanhola e suas Literaturas da UNEB. Esta investigação caracteriza-se no âmbito da Linguística Aplicada como uma pesquisa qualitativa interpretativista. Para tanto, recorreu-se a vários instrumentos e procedimentos metodológicos: análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e elaboração de narrativas a fim de compreender a constituição identitária dos professores formadores sob esses diferentes prismas. Outrossim, procedeu-se a triangulação e discussão dos dados gerados a partir da reflexão acerca das dimensões de análise propostas para este estudo. Por fim, pretendeu-se, com a pesquisa, contribuir para uma melhor reflexão as potencialidades dos conceitos de identidade como condição relevante para o desenvolvimento de práticas críticas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras no contexto da Educação a Distância.
Las innovaciones tecnológicas en la sociedad contemporánea causa considerables impactos en la vida de las personas en todos los ámbitos sociales. De modo inevitable, el contexto educacional sufre directamente las consecuencias de esa sociedad de la información y del conocimiento exigiendo nuevas prácticas educacionales, fundamentalmente, en el contexto de la enseñanza de lenguas requiriendo de los sujetos involucrados en el proceso, nuevas maneras de actuar en la sociedad. Todavía, el paisaje educacional exige una reestructuración de las modalidades de enseñanza y reflexión acerca de los perfiles de los profesionales de educación que influirán en la conceptuación de la (s) identidad(es) de los profesores y en el desarrollo de los modelos de enseñanza más democráticos. De ese modo, esta disertación presenta como objetivo comprender la constitución identitária de los profesores formadores de lengua española en la Educación a Distancia y sus impactos para el proceso de enseñanza y aprendizaje en la modalidad investigada teniendo en cuenta los Referenciais de Qualidade da educação superior na EaD; Projeto Político Pedagógico y las concepciones de las coordinadoras y profesores formadores que actúan en el curso de Licenciatura en Letras, Língua Espanhola e suas Literaturas de la UNEB. Este estudio se caracteriza en el ámbito de la Lingüística Aplicada como una investigación cualitativa interpretativista. Para eso, se utilizó varios instrumentos y procedimientos investigativos: análisis de documentos; cuestionario; encuesta semiestructurada y elaboración de narrativas a fin de comprender la constitución identitária de los profesores formadores a partir de estos prismas. Además, se procedió el análisis de los datos a partir de la reflexión acerca de las dimensiones propuestas para este estudio. Finalmente, se buscó en esta investigación, contribuir para una mejor reflexión acerca de las potencialidades de los conceptos de identidad como condición relevante para el desarrollo de prácticas críticas de enseñanza y aprendizaje de lenguas extranjeras en el contexto de Educación a Distancia.
Palavras-chave: Identidade
Educação a distância
Língua Espanhola - Estudo e ensino
Universidade Federal Da Bahia
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28976
Data do documento: 25-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL JAN 2019.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.