Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28795
Tipo: Tese
Título: Por uma formação poética.
Autor(es): Santos, Igor Alexandre de Carvalho
Autor(es): Santos, Igor Alexandre de Carvalho
Abstract: Essa tese doutoral é tomada pela reflexão e fabulação teórico-conceitual do que denominamos formação poética enquanto capacidade de resistência e invenção em blocos de espaço-tempo implexos de aprendizagem. A poética implica em produzir mais beleza e singularização aos modos de existência em contextos educacionais, fazendo dos processos formativos uma obra poética. A partir das expressões poético-literárias, dos conceitos da filosofia da diferença e das noções/proposições educacionais convidamos para com-versar: Roberto Macedo, Silvio Gallo, Marlucy Paraiso, Sandra Corazza, Benedito Espinoza, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Clarice Lispector, Franz Kafka, Manoel de Barros e Fernando Pessoa, dentre outros. Adotamos o método rizomático, por sua aderência com o constructo da pesquisa, pois a perspectiva de formação privilegiada é a de processos de subjetivação e singularização na educação. Consideramos que aqueles que se formam não são idiotas poéticos e que há programas de experimentação para exercitar os devires-poéticos na formação.
ABSTRACT This doctoral thesis has been approached based on the reflection and the theoreticalconceptual fable making of what we denominate poetical formation as resistance capacity and invention within complex blocks of space-time in the learning process. The poetics implies in producing more beauty and singularity to the ways of existence in educational contexts, turning the formation processes into a poetic work. Stem from the poetic-literary expressions, the concepts of the philosophy of the different and the educational notions/propositions there is an invitation to con-verse with Roberto Macedo, Silvio Gallo, Marlucy Paraíso, Sandra Corazza, Benedito Espinoza, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Clarice Lispector, Franz Kafka, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, among others. We adopted the rhizomatic method for its adherence towards the construct of the research, once the perspective of privileged formation is the subjectivation and singularization processes in education. We consider that those who graduate are not poetic idiots and that there are experimentation programs to exercise the becoming-poetic in the formation.
RESUMEN Esa tesis doctoral es tomada por la reflexión y fabulación teórico-conceptual de lo que denominamos formación poética como capacidad de resistencia e invención en bloques de espacio-tiempo complejos de aprendizaje. La poética implica producir más belleza y singularización a los modos de existencia en contextos educacionales, convirtiendo los procesos formativos en una obra poética. A partir de las expresiones poético-literarias, de los conceptos de la filosofía de la diferencia y de las nociones/proposiciones educacionales, invitamos a con-versar: Roberto Macedo, Silvio Gallo, Marlucy Paraiso, Sandra Corazza, Benedito Espinoza, Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Féliz Guattari, Clarice Lispector, Franz Kafka, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, entre otros. Adoptamos el método rizomático por su adherencia al constructo de la investigación, pues la perspectiva de formación privilegiada es la de procesos de subjetivación y singularización en la educación. Consideramos que aquellos que se forman no son idiotas poéticos y que hay programas de experimentación para ejercitar los devenires-poéticos en la formación.
Palavras-chave: Formação
Poética
Aprendizagem
Literatura
Criação (Literária, artística, etc.)
Pensamento criativo
Formation
Poetics
Learning
Formación
Poética
Aprendizaje
CNPq: Filosofia da educação
Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28795
Data do documento: 12-Mar-2019
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese-Igor.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.