Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28458
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A INTERFERÊNCIA DAS DIFERENÇAS PARAMÉTRICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA POR CRIANÇAS BILÍNGUES FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): SOUSA, LARISSA DO NASCIMENTO
Autor(es): SOUSA, LARISSA DO NASCIMENTO
Abstract: O trabalho consistiu na coleta e análise de dados de duas turmas do programa bilíngue de uma escola da cidade de Salvador, com o objetivo de verificar como crianças falantes nativas de português brasileiro adquirem a língua inglesa, com foco central na aquisição das estruturas que comportam diferenças paramétricas entre os dois idiomas: a concordância negativa, o movimento-wh e o parâmetro de sujeito nulo. O trabalho teve como embasamento teórico os princípios da gramática gerativa, desenvolvida por Chomsky (1957) e (1994), bem como os estudos bilíngues, principalmente, os apresentados por Hamers & Blanc (2000). Através de um estudo de caso descritivo, procurou-se apresentar a interferência da língua materna durante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, mesmo quando esta aprendizagem é realizada em contexto bilíngue desde muito cedo, o que foi o caso dos integrantes da pesquisa em questão. As crianças participantes do estudo começaram a adquirir a língua inglesa em um programa bilíngue a partir dos 6 anos de idade; além disso, muitas delas possuem contato com a L2/LE fora da sala de aula. Com o objetivo de ilustrar a realidade desse processo de aprendizagem, fizemos menção, também, à mistura que as crianças realizam entre o idioma estrangeiro e a língua materna e como parece natural o seu processo de aprendizagem, bem como a constante criação e adaptação de palavras e o code-switching que realizam de maneira rápida e eficiente. O processo de pesquisa consistiu na observação integral de aulas de duas horas diárias por cerca de quatro semanas, na qual foram realizadas gravações de áudio e anotações dos dados coletados, com o mínimo de interação possível. Dessa forma, a pesquisa se tratou de um estudo menos controlado devido à dificuldade de coleta de dados e, portanto, os mais variados dados surgiram, o que favorece ideias para novas pesquisas.
Palavras-chave: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
BILINGUISMO
LINGUA INGLESA - ENSINO
País: brasil
Sigla da Instituição: ILUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28458
Data do documento: 25-Jan-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Larissa do Nascimento 2018.2.pdf699,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.