Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28145
Tipo: Dissertação
Título: Materiais didáticos e aprendizagem de inglês sob um olhar crítico: potencialidades e subversões
Autor(es): Silva, Brisa Enéas da
Autor(es): Silva, Brisa Enéas da
Abstract: Materiais didáticos em geral desempenham importante função no processo de aprendizagem, certamente, ocupando lugar de destaque nas salas de aula. Em muitos contextos, os livros didáticos de línguas são as únicas fontes de conteúdo utilizadas para o ensino, direcionando os caminhos que as interações linguísticas e interpessoais acontecem no ambiente escolar. A fim de proporcionar uma aprendizagem que garanta uma formação cidadã e crítica para os nossos alunos, é necessário uma abordagem que oportunize aos educandos, além de aspectos estruturais da língua, sobretudo, aqueles que os levem a se tornar falantes de inglês como língua estrangeira, capazes de dialogar com diferentes interlocutores sobre variados temas universais, na língua alvo. Para isso, é preciso que tenhamos materiais didáticos que nos alicercem nas tarefas diárias e deem conta dessa perspectiva de ensino, assegurando uma aprendizagem sob o prisma intercultural. Dessa forma, esse estudo pretendeu investigar como os livros didáticos, a partir de seus recortes temáticos, favorecem a aprendizagem da língua inglesa em uma perspectiva intercultural. Foram selecionadas duas escolas, uma pública e uma privada, na cidade de Salvador. A pesquisa aconteceu em dois anos escolares, 6º e 9º, fazendo uso de instrumentos como questionário, entrevista e observação de sala de aula, sendo a análise feita a partir da triangulação dos dados obtidos. Os resultados mostraram que os materiais didáticos utilizados nas aulas de inglês nos espaços escolares específicos contribuem positivamente para o tipo de aprendizado desejado e defendido por esse trabalho, qual seja, de uma formação mais ampla do indivíduo, de empoderamento e respeito ao outro, numa orientação intercultural. Além disso, ficou claro que a intermediação do professor é fundamental para que esses materiais sejam mais eficientes no tocante ao seu objetivo de mostrar o mundo para os alunos através da aprendizagem desta que é considerada a língua franca global dos tempos atuais.
Teaching materials in general perform important function in the process of learning, certainly, occupying a relevant place in the classes. In many contexts, the idiom textbooks are the only source of content used to teaching, leading the way that the linguistics and interpersonal interactions happen at the school environment. In order to provide a learning which guarantees a citizen and critical education to our students, it is necessary an approach that gives the students beyond the language structure but, above all, those which make them English as a foreign language speakers capable of dialogue with different listeners about varied universal themes in the target language. To this end, it is necessary to have didactic materials that support us during the daily tasks and that handle this teaching perspective, ensuring a learning under the intercultural prism. Thus, this study intended to investigate how the didactic books, through its themes, benefit the English language learning, in an intercultural approach. Two schools were selected, a public and a private, in the city of Salvador. The research happened in two school years, 6th and 9th grade, and used the instruments as questionnaire, interviews and class observations, the analyze was made from the triangulation of the data. The results showed that the didactic materials used in the English classes in the specific school environments contribute positively to the type of learning desirable and defended by this work, which is a wider education of the individual, empowerment and respect for others, in an intercultural orientation. Besides, we could realize that the teacher mediation is fundamental to these materials to be even more efficient in their objective of showing the world to the students, through the learning of this language that it is considered the lingua franca of these days.
Palavras-chave: Ensino de inglês como LE
Materiais didáticos
Interculturalidade
Formação cidadã
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28145
Data do documento: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brisa Versão completa 2018.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.