Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28014
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Caleidoscópios de gênero: gênero e interseccionalidades na dinâmica das relações sociais
Autor(es): Sardenberg, Cecília Maria Bacellar
Autor(es): Sardenberg, Cecília Maria Bacellar
Abstract: Neste trabalho me proponho a tecer algumas considerações sobre os determinantes de gênero na dinâmica das relações sociais a partir de uma perspectiva feminista. Entendo, porém, que, nas sociedades contemporâneas, capitalismo, sexismo, racismo, etarismo, e lesbo/homofobia, dentre outras matrizes de opressão, não agem independentemente. Estão imbricadas ou em “simbiose”, constituindo-se como matrizes de opressão que se entrelaçam e se reforçam, forjando sistemas de estratificação e opressão interseccionados. Da mesma forma, gênero, raça e classe e demais marcadores de diferença e elementos constitutivos das relações sociais não atuam separadamente. Esses elementos se intersectam e recortam uns aos outros, modificando, mutuamente, uns aos outros. Isso implica dizer que as respectivas categorias de gênero, raça, classe e outras categorias sociais similares não são categorias autônomas. Daí porque precisamos pensar em instrumentos conceituais que nos permitam identificar e analisar como estruturas de privilégio e opressão se intercruzam em diferentes níveis e se manifestam na vida cotidiana das mulheres e na construção de suas identidades. Nesse intuito, baseio-me aqui na noção de “caleidoscópios de gênero” que, acredito, nos permite melhor dar conta desses processos.
Palavras-chave: Gênero e interseccionalidades
Gênero na dinâmica das relações sociais
Caleidoscópios de gênero
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Revista Mediações - UEL
Citação: SARDENBERG, Cecilia. Caleidoscópios de gênero: gênero e interseccionalidades na dinâmica das relações sociais. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Paraná, v. 20, p.56 - 96, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28014
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caleidoscópios de Gênero.pdf515,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.