Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27986
Tipo: Dissertação
Título: Sonora Brasil e os cantos de trabalho: recontextualizando a tradição. O caso das Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente
Autor(es): Nascimento, Ilma de Matos
Autor(es): Nascimento, Ilma de Matos
Abstract: O Sonora Brasil é um projeto musical de caráter essencialmente acústico realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), que promove o contato de plateias em todo o Brasil com expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo acervo da cultura musical brasileira. Em 20 anos de existência, o projeto – que possui recorte temático e realização bienal – pôs em circulação 20 grupos de tradição oral de diferentes estados que apresentaram a música utilizada para embalar as atividades do seu cotidiano. Dentre eles, figura o grupo baiano Cantadeiras do Sisal e Aboiadores do Valente, originário de Valente, um dos municípios da região sisaleira do Estado da Bahia, selecionado para compor a programação do biênio 2015/2016, representando o tema Sonoros Ofícios – Cantos de trabalho. O grupo é formado por seis mulheres e dois homens. Elas trabalharam por muito tempo nas várias etapas de produção da fibra do sisal e hoje são artesãs, ofício que aprenderam a partir de projetos de capacitação desenvolvidos na região. A produção artesanal do grupo sempre se fez acompanhar de canções assim como o trabalho dos homens com o gado, tradicionalmente embalado por aboios e toadas. A recontextualização deste repertório de cantos de trabalho num palco, destituído de sua função original, assim como o contato do grupo com diversas plateias numa circulação que acontece em ritmo absolutamente frenético, certamente possibilitou transformações de toda ordem para os envolvidos. São os impactos dessa circulação na vida destes sujeitos que busquei averiguar neste estudo que tem como problema avaliar o Sonora Brasil na sua ação de difundir expressões musicais de tradição oral representativas da cultura brasileira. A pesquisa tem por objetivo geral estudar as transformações ocorridas nas Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente após a participação no projeto Sonora Brasil.
Palavras-chave: Cantos de trabalho
Sonora Brasil
Tradição oral
Cantadeiras do Sisal
Aboiadores de Valente
CNPq: Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27986
Data do documento: 19-Nov-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO SONORA BRASIL E OS CANTOS DE TRABALHO.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.