Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27922
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Proposta para o ensino da controladoria ambiental nos cursos de graduação de ciências contábeis nas IES's brasileiras
Autor(es): Gomes, Sônia Maria da Silva
Sampaio, Márcio Santos
Azevedo, Tânia Cristina
Slomski, Vilma Geni
Autor(es): Gomes, Sônia Maria da Silva
Sampaio, Márcio Santos
Azevedo, Tânia Cristina
Slomski, Vilma Geni
Abstract: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de ensino da Controladoria Ambiental nos Cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. As evidências empíricas têm indicado que a inserção dos conceitos de Contabilidade Ambiental nos cursos de graduação contribui para a formação do profissional de Contabilidade (Gray, Owen e Maunders (1987); Blundell e Booth (1988); Gray (1990); Gray, Bebbington e Walters (1993). Pelo fato de os estudantes serem os futuros tomadores de decisões corporativas, a inserção da variável ambiental na educação é um tema importante e as instituições de negócios deveriam encorajar esta prática. O modelo de ensino atual sobre as questões socioambientais é fragmentado e disciplinar (contabilidade financeira ambiental e contabilidade gerencial ambiental). Como contribuição, propõe-se um modelo de ensino interdisciplinar, alicerçado no paradigma da sustentabilidade. Assim, as disciplinas do curso devem focar temas transversais, tais como desenvolvimento sustentável; responsabilidade social corporativa e contabilização das ações de prevenção e recuperação ambiental.
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Curso de Ciências Contábeis
Ensino de Controladoria Ambiental
Sustentabilidade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Centro Universitário FEI
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27922
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.