Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27779
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de método analítico para determinação da correlação entre os teores de ácidos rosmarinico e hidroxicinamicos em plectranthus ornatus cultivado in vitro.
Autor(es): Medrado, Hector Hugo Silva
Autor(es): Medrado, Hector Hugo Silva
Abstract: Espécies de Lamiaceae, em especial do gênero Plectranthus, tem se mostrado como fontes consideráveis de compostos antioxidantes, dentre ele s os ácidos hidroxicinâmicos, como por exemplo o ácido rosmarínico. A produção desses metabólitos pode ser aumentada através de cultura de tecidos vegetais, que em alguns casos chega à produção de biomoléculas em escala industrial. Neste trabalho, foi realizado o cultivo de tecidos de Plectranthus ornatus, em meio MS, com a adição dos reguladores de crescimento ácido naftalenoacético (1, 2 e 4 mg L -1) e 6-benzoaminopurina (2 e 4 mg L-1) objetivando-se a sobreprodução de ácido rosmarínico. A metodologia de análise foi desenvolvida e validada. A partir dos extratos obtidos, foram realizadas análises por CLAE-DAD (gradiente com metanol e ácido acético 0,1%,) e ensaios de sequestro do radical livre DPPH para avaliação da atividade antioxidante. A condição de cultivo que levou à maior produção de ácido rosmárinico fez uso de ácido naftalenoacético e 6-benzoaminopurina na concentração de 1 mg L-1, atingindo o valor de 6,2 g kg -1 material vegetal seco, um aumento equivalente a 96 vezes em relação à planta cultivada in natura. O uso apenas de ácido naftalenoacético 1 mg L-1 proporcionou a maior produção de ácido cafeico, alcançado 401 mg kg-1 material vegetal seco. Todos os extratos foram ativos frente à inibição do radical livre DPPH, sendo aqueles proveniente dos cultivos com 2 mg L -1 de ácido naftalenoacético e 1 mg L -1 de ácido naftalenoacético e 6-benzoaminopurina os de menor CE50 (26,0 e 29,8 µg mL -1 , respectivamente). O teor de ácido rosmarínico apresentou uma correlação forte (R²> 0,95) do tipo logarítmica com o CE50 , indicando que o ácido rosmarínico é o componente principal frente à inibição do DPPH.
Palavras-chave: Plantas medicinais
Antioxidante
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em química
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27779
Data do documento: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Hugo Medrado.pdf4,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.