Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27651
Tipo: Dissertação
Título: A leitura no 5º ano do ensino fundamental: uma contribuição para o desenvolvimento da competência leitora na rede municipal de ensino de Lapão/BA.
Autor(es): Morais, Kaline Castro Campos Neves
Autor(es): Morais, Kaline Castro Campos Neves
Abstract: Este trabalho apresenta como título, A leitura no 5º ano do Ensino Fundamental: uma contribuição para o desenvolvimento da competência leitora na Rede Municipal de ensino de Lapão/Bahia. O texto contempla discussões sobre a prática da leitura dos estudantes da Rede, problematizada na questão: o que tem provocado o baixo desempenho em leitura dos estudantes no ciclo complementar da alfabetização? Assim, para a realização da pesquisa que norteou o projeto de intervenção, adotou-se como objetivo geral: analisar o nível de competência leitora dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Lapão e, como objetivo do projeto de intervenção: instituir uma política de formação de leitores, especialmente para os profissionais que atendem as turmas do 4º e 5º ano, nas escolas municipais. O processo de investigação iniciou-se pela trajetória da pesquisadora como professora da rede no percurso formativo do mestrado profissional de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2018, especialmente nas escolas Antônio Matos Filho e Vital da Silva Dourado, localizadas no distrito de Aguada Nova, município de Lapão/Bahia. Fizeram parte desse processo de investigação 14 professores graduados em pedagogia da rede de ensino que se dispuseram a participar de forma ativa e colaborativa como sujeitos da pesquisa. A metodologia está referendada na fenomenologia-hermenêutica e a partir dela, elegeu-se a pesquisa qualitativa descritiva. Com inspiração no grupo focal como método da abordagem qualitativa, foi definido que os dados da pesquisa seriam obtidos por meio de “grupos de diálogos” que representaram uma potente ferramenta para obtenção de dados. Aplicou-se esse dispositivo uma vez que as informações foram trazidas por meio de interações entre os participantes. Para provocar reflexões sobre as práticas de leitura e dialogar com os professores, quatro proposições nortearam os diálogos. Para além dos grupos de diálogos, foram realizadas observações sistemáticas envolvendo visitas no lócus da pesquisa a partir das quais foi possível identificar e analisar alguns fatores decisivos sobre como a leitura vem sendo trabalhada nas escolas pesquisadas. Identificou-se então que a diferença entre os níveis de competência leitora nas duas escolas pesquisadas pode estar associada a fatores como a falta de monitoramento dos resultados de leitura, tempo pedagógico fragmentado, acervo literário restrito, falta de espaço específico para atividades de leitura, participação restrito da família, processo de ensino e aprendizagem delimitado em torno do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, além de ausência de estudos específicas para os professores formadores de leitores. Desta maneira, ao final do estudo apresenta-se uma proposta de intervenção, com algumas orientações implicadas que podem contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da competência leitora na Rede de Ensino do Município de Lapão.
ABSTRACT This paper presents as a title, Reading in the 5th year of Elementary School: a contribution to the development of reading competence in the Lapão / Bahia Municipal Teaching Network. The text contemplates discussions about the reading practice of the students of the Network, problematized in the question: what has caused the low reading performance of students in the complementary cycle of literacy? In order to carry out the research that guided the intervention project, it was adopted as a general objective: to analyze the level of reading competence of the fifth year students of the Primary School of the Lapão Municipal Teaching Network and, as an objective of the intervention project: institute a policy of training of readers, especially for the professionals who attend the classes of the 4th and 5th year, in municipal schools. The research process began with the trajectory of the researcher as a teacher of the network in the training course of the professional master's degree from February 2015 to February 2018, especially in the schools Antonio Matos Filho and Vital da Silva Dourado, located in the district of Aguada Nova, municipality of Lapão / Bahia. This research process was carried out by 14 teachers graduated in pedagogy of the educational network who were willing to participate in an active and collaborative way as research subjects. The methodology is based on phenomenology-hermeneutics and from it, the descriptive qualitative research was chosen. With inspiration in the focus group as a method of qualitative approach, it was defined that the research data would be obtained through "dialog groups" that represented a powerful tool for obtaining data. This device was applied since the information was brought through interactions between the participants. To provoke reflections on reading practices and dialogue with teachers, four propositions guided the dialogues. In addition to the dialog groups, systematic observations were made involving visits at the locus of the research, from which it was possible to identify and analyze some decisive factors on how the reading has been worked in the schools studied. It was then identified that the difference between levels of reading competence in the two schools surveyed may be associated with factors such as lack of monitoring of reading results, fragmented pedagogical time, restricted literary content, lack of specific space for reading activities, participation restricted family, teaching and learning process delimited around the National Literacy Program in the Right Age - PNAIC, in addition to the absence of specific studies for teacher-training readers. Thus, at the end of the study we present a proposal for intervention, with some guidelines that can contribute positively to the development of reading competence in the Teaching Network of the City of Lapão.
Palavras-chave: Leitura
Ensino fundamental
Leitores - Reação crítica
Competência leitora
Proposta de intervenção
Reading
Reading competence
Proposed intervention
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Projeto de Intervenção Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27651
Data do documento: 8-Out-2018
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KALINE MORAIS_Dissertação_versão final_revisada.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.