Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27524
Tipo: Dissertação
Título: Experiências da escrita do roteiro de Nochebuena: diálogos sobre a construção do tempo e do espaço
Autor(es): Maldonado, Matías
Autor(es): Maldonado, Matías
Abstract: Pesquisa teórica a partir da experiência de escrita do roteiro cinematográfico de Nochebuena, com o objetivo de pôr em relação as linguagens do teatro e do cinema, em função dos seu modos de construção do tempo e do espaço. O trabalho parte de uma descrição do filme e do seu processo de escrita. Continua com uma tentativa de análise sociológica, evidenciando os desdobramentos do contexto colombiano visíveis no filme. Logo em seguida, em função de comparar esta com outras obras que serviram como referência, traz à discussão o conceito de cronotopo de origem bakhtiniano, associandoo com o motivo espaço-temporal da “mansão nobre em decadência”. Por último, a partir da pergunta sobre se Nochebuena pode ser entendido como um “filme teatral”, a reflexão foca-se na seguinte questão: a concentração do tempo e do espaço, presente no filme como uma herança da dramaturgia teatral, favorece ou perturba a construção do discurso cinematográfico? Trata-se, no fundo, de situar o cinema no caminho que vai da narrativa ao drama, através da perspectiva do tempo e do espaço.
Investigación teórica a partir de la experiencia de escritura del guión cinematográfico de Nochebuena, con el objetivo de poner en relación los lenguajes del teatro y del cine en función de sus modos de construcción del tiempo y del espacio. El trabajo parte de una descripción de la película y su proceso de escritura. Continúa con una tentativa de análisis sociológico, poniendo en evidencia los desdoblamientos del contexto colombiano visibles en la película. Luego, en función de comparar ésta con otras obras que le sirvieron como referencia, trae a discusión el concepto de cronotopo de origen bajtiniano, asociándolo al motivo espacio-temporal de la “mansión noble en decadencia”. Por último, a partir de la pregunta sobre si Nochebuena puede ser entendida como una “película teatral”, la reflexión se enfoca en la siguiente cuestión: la concentración del tiempo y del espacio, presente en la película como herencia de la dramaturgia teatral, ¿favorece o perturba la construcción del discurso cinematográfico? Se trata, en el fondo, de situar el cine en el camino que va de la narrativa al drama, desde la perspectiva del tiempo y el espacio.
Palavras-chave: Teatro
Dramaturgia
Linguagem teatral
Linguagem cinematográfica
Nochebuena (Filme)
Cinema
Espaço e tempo no cinema
Narrativa
Cine
Drama
Drama - Narrativa
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27524
Data do documento: 26-Set-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.