Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27137
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O protagonismo feminino no cinema Blockbuster: discursos valorativos sobre o feminismo em Mad Max: estrada da fúria e caça-fantasmas
Autor(es): Oliveira, Letícia Moreira de
Autor(es): Oliveira, Letícia Moreira de
Abstract: Dois fenômenos recentes do cinema hollywoodiano vêm suscitando discussões entre o público e o assunto principal se refere ao feminismo e às representações das mulheres nesses filmes. Dentre várias refilmagens de clássicos de outras décadas, Mad Max: Estrada da Fúria (2015) e Caça-Fantasmas (2016) se destacaram por conta do protagonismo feminino e da repercussão entre os espectadores. Esta monografia pretende identificar quais os valores e sentidos sobre o feminismo socialmente compartilhados pelos sujeitos a partir da análise de discursos valorativos elaborados sobre esses dois filmes, por autores brasileiros, disponíveis em dispositivos digitais. Os discursos foram selecionados a partir da identificação da temática feminista em sua estrutura e a análise empreendida parte da união dos caminhos metodológicos e contribuições da Análise do Discurso com o horizonte dos estudos contextualistas da recepção. É também objetivo deste trabalho entender as relações que esses sujeitos estabelecem entre questões feministas e elementos dos filmes. A hipótese inicial foi de que o protagonismo feminino era decisivo para tal concepção e, ao final, percebeu-se também, a partir dos enunciados, que questões tais como as particularidades dos sujeitos sociais são essenciais nos posicionamentos argumentativos. O corpus de análise é composto por dez produções textuais, sendo cinco referente a cada obra.
Palavras-chave: Feminismo
Cinema Blockbuster
Recepção
Mad Max
Estrada da fúria
Caça-fantasmas
Reboot
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27137
Data do documento: 29-Ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.