Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27092
Tipo: Dissertação
Título: Fatores associados a hipertensão arterial em portadores de HIV / AIDS num centro de referência em Bahia, Brasil.
Autor(es): Vargas Pacherrez, Daniel
Autor(es): Vargas Pacherrez, Daniel
Abstract: Objetivo: Revisar os estudos sobre prevalência de hipertensão arterial (HA) em portadores de HIV/AIDS e fatores associados a HA (artigo 1); avaliar a prevalência de HA em portadores de HIV em uso de tratamento antirretroviral (TARV) e fatores associados (artigo 2) e revisar os estudos sobre a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) em pacientes com HIV/AIDS (artigo 3). Métodos: A dissertação é composta por dois artigos de revisão da literatura (artigo 1 e 3) e um artigo original (artigo 2) em portadores de HIV / AIDS com TARV. Resultados: A primeira revisão da literatura evidenciou que a prevalência de HA em portadores de HIV/AIDS é ligeiramente maior quando comparada com as pessoas que não têm infecção e está associada a fatores de risco clássicos para HA. Entretanto, os resultados são controversos, em relação a associação entre HA e fatores relacionados à infecção pelo HIV e TARV, merecendo destaque o papel da idade nessa relação. O artigo 2 mostrou uma alta a prevalência de HA em portadores de HIV em uso de TARV e demonstrou associação positiva com os fatores de risco clássicos para HA, que também são risco para população geral tais como idade maior, índice de massa corporal (IMC) alto e antecedente familiar positivo e um fator protetor são os que usam apenas um esquema de TARV, mas só nos indivíduos abaixo de 50 anos. O artigo três mostrou uma alta prevalência de DHGNA em pacientes infectados pelo HIV, associados a alterações metabólicas e resistência à insulina. Conclusão: A prevalência da HA é alta nos adultos infectados com HIV / AIDS. A hipertensão arterial nos pacientes HIV positivos está ligada a fatores conhecidos nos adultos não infectados e fatores relacionados à infecção HIV, duração da TARV e carga viral. A prevalência de DHGNA é elevada nos adultos infectados com HIV.
Palavras-chave: Hipertensão Arterial
HIV/AIDS
Tratamento antirretroviral
Doença hepática gordurosa não alcoólica
CNPq: Medicina I
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27092
Data do documento: 27-Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final 24072018.docxDissertação de Mestrado (PPGMS)3,46 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.