Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26954
Tipo: Dissertação
Título: “Do pedido à mercê”: investigação das correspondências sobre doação de livros às escolas públicas da Bahia no século XIX ou a instrução pública na Bahia oitocentista: o que revelam as correspondências sobre doação de livros às escolas públicas?
Autor(es): Jesus, Tamires Alice Nascimento de
Autor(es): Jesus, Tamires Alice Nascimento de
Abstract: Este estudo se pauta em um levantamento de dados feito nas Correspondências recebidas sobre doação de livros às escolas públicas, documento manuscrito que compõe o acervo do Arquivo Público do Estado da Bahia, e contém os títulos dos manuais didáticos doados às escolas públicas da Bahia, entre os anos de 1837 e 1868. A coleção de Correspondências sobre doação de livros às escolas públicas do Arquivo Público do Estado da Bahia é bastante rica e diversa. A pesquisa além de possibilitar o acesso aos títulos dos manuais que circulavam nas escolas naquele momento histórico e que, consequentemente, concorriam para a aprendizagem e difusão da escrita, contribui para o enriquecimento dos estudos voltados para a compreensão da consolidação e desenvolvimento da instrução pública baiana nesse período. Objetiva-se, portanto, desvelar aspectos importantes do cenário da instrução pública baiana oitocentista, a partir da construção de uma narrativa que apresente a política de doação de livros às escolas públicas de acordo com as informações reveladas na Coleção de correspondências sobre doação. Para isso, são observados os princípios e procedimentos do paradigma indiciário, que é um método heurístico focado nos detalhes, nas pistas que são deixadas, nesse caso, no documento que á principal fonte de investigação. O referencial teórico é pautado na relação entre a História Cultural em diálogo com a História da Educação e a História da Cultura Escrita. Pode-se caracterizar a presente pesquisa como histórica, já que investiga uma mudança ocorrida na sociedade, ainda que visando à investigação de assuntos educacionais.
ABSTRACT This study is based on the collection of data from the Correspondências recebidas sobre doação de livros às escolas públicas, handwritten document which belongs to Arquivo Público do Estado da Bahia, containing the titles of didactic handbooks donated to the public schools of Bahia, between 1837 and 1868. The collection of correspondences about donation of books to the public schools of Arquivo Público do Estado da Bahia is very rich and varied. The research besides granting access to the titles of the manuals that circulated in schools at that historical period and that, consequently, concurred for the learning and spread of writing, contributes to the strengthening of the studies towards the comprehension of the consolidation and development of Bahia public instruction at that time. Therefore, the objective is to unveil important aspects of the scenario of Bahia public instruction of the nineteenth century, based on the construction of a narrative that shows the policy of book donation to the public schools according to the information gathered from the Collection of correspondences about donation. For this purpose, the principles and proceedings of the indiciary paradigm, heuristic method focusing the details, clues left, in this case, on the document which is the main source of the investigation are observed. The theoretical references are based on the relation between Cultural History in dialog with History of Education and History of Written Culture. It’s possible to characterize this research as historical, for it investigates a change in society, even if it aims to investigate education affairs.
Palavras-chave: Manuais didáticos
Livros didáticos - Doações - Bahia - Séc. XIX
Educação - Bahia - História
Educação
Correspondência - Levantamento - Bahia - Séc. XIX
Escolas públicas
Cultura Escrita
História da Educação
Correspondências de doação de Manuais
Escolas. Século XIX
Written Culture. History of Education
Correspondences of handbooks donation
Schools
Nineteenth Century
CNPq: História da Educação
Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26954
Data do documento: 14-Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO ALTERADA2.pdf6,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.