Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26766
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Breves notas sobre a natureza da política agropecuária brasileira: do planejamento por produto ao planejamento global
Autor(es): Santos, Reginaldo Souza
Autor(es): Santos, Reginaldo Souza
Abstract: Contribuição para o entendimento da natureza e das características do Planejamento Agrícola, no Brasil. Até meados da década de 60, a base lógica das políticas agrícolas estava centrada numa ação por produto. Não havia integração entre essas diferentes ações. A base institucional montada para a execução dessa política apresentava as mesmas características, pela qual foram criados – notadamente a partir de 1930 - institutos específicos para fazer políticas para produtos específicos, entre, os quais o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), o Instituto Brasileiro do Café (IBC), o Instituto do Cacau da Bahia (ICB). Essas características, entretanto, começam a mudar a partir da segunda metade dos anos 60, época em que se introduz a modernização na agropecuária brasileira. No lugar da velha estrutura, uma nova se interpõe, mediante a qual as políticas estatais se generalizam - tanto do ponto de vista dos produtos quanto em termos espaciais. Existe agora uma ação estatal genérica em termos da pesquisa agropecuária, do crédito rural, da extensão rural, etc. Desse modo, a natureza da política da agropecuária brasileira passa de um planejamento por produto e alcança, com a ação modernizadora, o planejamento global, integrado.
Palavras-chave: Política agropecuária
Planejamento por produto
Planejamento global
Editora / Evento / Instituição: FGV
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26766
Data do documento: 1989
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.