Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26483
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da implantação da atenção à pessoa com fissura Labiopalatina: o caso de um centro de reabilitação do país
Autor(es): Almeida, Ana Maria Freire de Lima
Autor(es): Almeida, Ana Maria Freire de Lima
Abstract: Esse estudo avaliou a implantação da atenção à pessoa com fissura labiopalatina em um Centro de Reabilitação de Salvador, Bahia. Foi uma pesquisa avaliativa do tipo avaliação do grau de implantação utilizando como estudo de caso o Centro de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais do Hospital Santo Antônio das Obras Sociais Irmã Dulce, localizado em Salvador, Bahia. Na primeira etapa foi construída uma proposta de modelização da atenção à pessoa com fissura labiopalatina com base em uma revisão da literatura internacional e nacional. Na segunda etapa, foi elaborada uma matriz com os critérios, indicadores e padrões esperados de atenção, que foi validada por especialistas através da técnica de consenso Delphi. Foram realizadas também visitas com observação in loco e entrevistas semiestruturadas com vinte e quatro informantes-chave do Centro - um gestor, dois profissionais administrativos, treze profissionais da reabilitação e oito usuários. Observou-se um grau avançado de implantação da atenção na dimensão de Gestão e sua subdimensão Organização, bem como na dimensão de Reabilitação. Na subdimensão Gerência, a implantação encontra-se incipiente. O instrumento aqui desenvolvido e as reflexões do estudo de caso podem contribuir para o avanço da avaliação e implantação de centros de referência tem todo o país. Recomenda-se para o serviço a realização sistemática de busca ativa dos casos, valorização da educação permanente, aumento da participação dos profissionais na gestão, fortalecimento da rotina de reuniões de equipe e discussão dos casos, investimento em atividades de educação em saúde, aproximação com a associação de apoio, ampliação da capacidade instalada de cirurgias e atendimentos ambulatoriais e estabelecimento de parcerias ensino-serviço.
Palavras-chave: Fenda Labial
Fissura Palatina
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Política de Saúde
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pos Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26483
Data do documento: 11-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS. Ana Maria Freire de Lima Almeida. 2017.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.