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Tipo: Tese
Título: O Progresso, a cidade e as letras: o intelectual e a transição do século XIX para o XX em Salvador da Bahia
Autor(es): Sepúlveda, Cecília de Alencar Serra e
Autor(es): Sepúlveda, Cecília de Alencar Serra e
Abstract: Esta pesquisa em fontes documentais investiga o modo como cinco intelectuais baianos viveram e interpretaram o processo de modernização na passagem do século XIX para o XX, evidenciado em medidas de urbanização que interferiram não apenas no tecido urbano como também nos usos, práticas e interações sociais que davam sentido ao espaço. Trata-se de uma sociologia do intelectual que analisa a atuação de Silva Lima (1826-1910), Anna Bittencourt (1844-1930), Manuel Querino (1851-1923), Xavier Marques (1861-1942) e Cardoso de Oliveira (1865-1962) nas seguintes obras, respectivamente, A Bahia de Há 66 Anos (1907); Longos Serões do Campo (1920); A Bahia de Outrora (1916); Boto e Cia /O Feiticeiro (1897/1922) e Dois Metros e Cinco (1905). A amostra reuniu cinco escritores com vidas distintas em termos étnicos, sociais e profissionais, compondo um rico quadro sobre a vida intelectual da Bahia, no período em questão. Teve como êmulo estudos anteriores que salientaram a relação entre produção intelectual e transformações urbanas. Este campo de pesquisa levanta o problema da reificação conceitual, no âmbito metodológico, enfrentado na construção do intelectual como categoria de análise e na abordagem dos textos como fontes de dados. De um lado, observou-se a volubilidade do status intelectual, condicionado pelo acesso a determinados grupos e por critérios de reconhecimento; de outro, a natureza dinâmica das memórias e dos romances produzidos pelos escritores baianos que, para além do aprisionamento em suportes materiais como livros e folhetins, constituíram ações na esfera pública, a serem resgatadas desde uma perspectiva histórica. Desse modo, a pesquisa não se prendeu a uma definição conceitual da intelectualidade, e sim traçou o perfil do intelectual baiano, analisando os espaços que estes frequentavam — as confrarias e os seus critérios de distinção, os meios de publicação, os auditórios, o público, os editores e diretores de jornais. A pesquisa abordou os textos destes escritores como eventos históricos, ações políticas no meio impresso, e não como fontes de informação passivas. A primeira parte da tese investiga a passagem dos intelectuais pelas sociedades abolicionistas e republicanas, pelos grêmios literários, pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e pelos periódicos de maior circulação da cidade. A segunda parte é dedicada à analise de conteúdo de uma publicação de cada autor. Esta aborda as transformações nos modos de convivência na cidade de Salvador, a integrar a experiência de ruptura que define o progresso e a modernidade, desde a perspectiva da intelectualidade baiana, representada nestes cinco autores. Os textos revelaram não apenas as opiniões dos escritores sobre prejuízos ou vantagens da modernização, mas a vivência destes na cidade, contribuindo para a fenomenologia do processo abstratamente compreendido como “modernidade”, salientando aspectos relevantes das mudanças nas formas de sociabilidade como a extinção de costumes religiosos, o esmorecimento de festas populares, a adoção do carnaval, em substituição ao entrudo, e novas formas de encontro nos espaços abertos ao público (ruas, praças e espaços comerciais) — aspectos que interferiram na convivência entre ricos e pobres, relacionados à segregação socioespacial.
This research on documentary sources investigates the way five intellectuals from Bahia, Brazil, lived and interpreted the process of modernization in the passage from the 19th century to the 20th century, evidenced in measures of urbanization that interfered not only in the urban fabric as well as in customs, practices and social interactions that gave meaning to the space. It deals with the sociology of intellectual which analyzes the performance of Silva Lima (1826-1910), Anna Bittencourt (1844-1930), Manuel Querino (1851-1923), Xavier Marques (1861-1942) and Cardoso de Oliveira (1865-1962) in the following works, respectively: A Bahia de Há 66 Anos (1907); Longos Serões do Campo (1920); A Bahia de Outrora (1916); Boto e Cia /O Feiticeiro (1897/1922) and Dois Metros e Cinco (1905). The sample gathered five writers with distinct lives in ethnic, social and professional terms, composing a rich picture about the intellectual life of Bahia in the period in question. It was stimulated by previous studies which highlighted the relation between intellectual production and urban transformations. This field of research raises the problem of conceptual reification in the methodological sphere, confronted in the construction of "intellectual" as an analysis category and in the approach of the texts as data sources. On one side, it was observed the volubility of the status of intellectual, conditioned by the access to certain groups and by criteria of recognition, and, on the other side, the dynamic nature of memoirs and of the novels produced by these writers that, beyond the imprisonment on media materials such as books and serial novels, constituted actions in the public sphere, claiming to be examined from a historical perspective. Thus, the research isn't constrained to a conceptual definition of intellectuality, tracing instead the intellectual profile of Bahia, analyzing the spaces they frequented — their societies and their distinction criteria, the means of publication, the auditoriums, the audience, the editors and directors of newspapers. The research approached the texts of these writers as historical events, political actions in the printed media rather than as passive information sources. The first part of this thesis investigates the passage of intellectuals through abolitionists and republican groups, writers' coteries, in the Geographical and Historical Institute of Bahia and in the main periodicals of the city. The second part is devoted to the analysis of contents of a publication of each author, dealing with the thorough transformations that occurred in the dynamics of coexistence among citizens in the city of Salvador, thus outlining the sense of rupture which defines, from the perspective of local intellectuality, the coming of progress and modernity.The texts revealed not only the opinions of writers about the damage or benefits of modernization, but their living experience in the city, contributing to the phenomenology of the process abstractly understood as "modernity", emphasizing relevant aspects of changes in the forms of sociality such as the extinction of religious customs, the weakening of popular festivals, the adoption of Carnival replacing the “Entrudo”, and new ways of meeting in open public spaces (streets, commercial spaces and squares) — aspects related to the process of socio-spatial segregation which interfered in the coexistence between rich and poor.
La présente recherche sur des sources documentaires étudie la façon dont cinq intellectuels de Bahia ont vécu et interprété le processus de modernisation lors du passage du XIXe au XXe siècle, mis en lumière dans les mesures d’urbanisation ayant influé non seulement sur le tissu urbain mais aussi sur les usages, pratiques et interactions sociales qui donnaient un sens à l’espace. Il s’agit d’une sociologie de l’intellectuel analysant la conduite de Silva Lima (1826- 1910), Anna Bittencourt (1844-1930), Manuel Querino (1851-1923), Xavier Marques (1861- 1942) et Cardoso de Oliveira (1865-1962) dans leurs œuvres respectives : A Bahia de Há 66 Anos (1907); Longos Serões do Campo (1920); A Bahia de Outrora (1916); Boto e Cia / O Feiticeiro (1897/1922) et Dois Metros e Cinco (1905). Ces cinq écrivains aux vies distinctes ethniquement, socialement et professionnellement parlant, sont réunis dans un échantillon qui compose un riche tableau de la vie intellectuelle de Bahia à l’époque en question. Cette analyse est partie d’études antérieures ayant mis en relief la relation entre production intellectuelle et transformations urbaines. Ce champ de recherche soulève, dans le cadre méthodologique, le problème de la réification conceptuelle relevé dans la construction de l’intellectuel comme catégorie d’analyse et dans l’approche des textes comme sources de données. On observe d’une part la versatilité du statut intellectuel soumis à l’accès à certains groupes et critères de reconnaissance et, d’autre part, la nature dynamique des mémoires et romans publiés par les écrivains de Bahia qui, au-delà de la contrainte des supports matériels tels que livres et périodiques, réalisèrent des actions dans la sphère publique devant être envisagées selon une perspective historique. Ainsi, la recherche ne s’est pas limitée à une définition conceptuelle de l’intellectualité et a tracé le profil de l’intellectuel bahianais, examinant les espaces par eux fréquentés – les confréries et leurs critères de distinction, les milieux d’édition, les auditoires, le public, les éditeurs et directeurs de journaux. Elle a abordé les textes de ces écrivains non comme sources d’information passives mais comme événements historiques, actions politiques dans le milieu de la presse et de l’édition. La première partie de la thèse étudie le passage des intellectuels dans les sociétés abolitionnistes et républicaines, les associations littéraires, l’Institut Géographique et Historique de Bahia et les périodiques à grand tirage de la ville. La seconde partie, consacrée à l’analyse de contenu d’une publication de chacun des auteurs, aborde les transformations des modes de vie dans la ville de Salvador, intégrant l’expérience de rupture qui définit progrès et modernité à partir de la perspective des intellectuels bahianais représentés par ces cinq auteurs. Les textes ont révélé non seulement leurs opinions quant aux dommages et bienfaits de la modernisation, mais aussi leur expérience de vie dans la ville, contribuant à la phénoménologie du processus compris dans l’abstrait comme « modernité », soulignant les aspects pertinents des changements dans les formes de sociabilité tels que l’extinction de coutumes religieuses, l’affaiblissement de fêtes populaires, l’adoption du carnaval pour remplacer l’entrudo, et les nouvelles formes de rencontres dans les espaces ouverts au public (rues, places et espaces commerciaux) – aspects liés à la ségrération socio-spatiale qui allaient influencer la coexistence entre riches et pauvres.
Palavras-chave: Sociologia do intelectual.
Vida urbana.
Primeira república.
Literatura.
CNPq: Sociologia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26303
Data do documento: 5-Jul-2018
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