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Tipo: Dissertação
Título: As ciências naturais nos programas infantis veiculados pela televisão aberta na Bahia
Autor(es): Oliveira, Marizete Pinheiro de
Autor(es): Oliveira, Marizete Pinheiro de
Abstract: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar quais conhecimentos das Ciências Naturais, indicados para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, são apresentados pelos programas infantis veiculados pela TV aberta na Bahia. Os Estudos Culturais representam a perspectiva epistemológica desta investigação, por meio deles, visualizamos o processo educativo como algo dinâmico e complexo, que acontece em todos os espaços culturais onde circulam representações, símbolos, linguagens, padrões, valores e práticas sociais, que atuam na formação de sujeitos. A televisão é um desses ambientes que com suas técnicas ensina formas de ler o mundo. Seguindo uma abordagem qualitativa, recorremos à pesquisa documental e a análise de conteúdo para a produção e análise dos dados. A seleção dos documentos se deu através da exploração da programação das dez emissoras de TV aberta de maior audiência/cobertura no cenário nacional. Para a escolha das emissoras, consideramos relatórios produzidos por agências e órgãos oficiais como a Agência Nacional do Cinema a Agência Nacional de Telecomunicações o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, além de sites que abordam a audiência de programas televisivos. Para a análise do conteúdo, selecionamos oito programas infantis: A Mansão Maluca do Professor Ambrósio, Ana e os Robôs, Andy e as aventuras com os dinossauros, Mentes Brilhantes, O pequeno Einstein, O Show da Luna, Peixonauta e Trip e Trop. Na análise destes programas encontramos uma série de conteúdos que abarca os conhecimentos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O eixo temático Ambiente e Recursos tecnológicos são os mais bem representados, apresentando os conteúdos de modo interdisciplinar e contextualizados, muitas vezes, fomentando uma discussão conjunta com dois blocos, ou até três. Desse modo, tais programas podem ser usados em sequências didáticas, nos anos inicias, com o objetivo de favorecer a aprendizagem de conteúdos científicos.
The objective of this research is to analyze which Natural Science knowledge, presented during the first years of primary school, is presented on children’s programs on television (non-cable) in Bahia. The Cultural Studies represent the epistemological perspective of this investigation, and through them we visualize the educational process as something dynamic and complex, what happen in all cultural spaces where representations, symbols, languages, standards, values and social practices circulate, act in shaping subjects. Television is one of these environments, that uses its own techniques to instruct on the forms to interpret the world. Using a qualitative approach, we consulted documental research and content analysis for the analysis of the data. The selection of the documents came from the examination of the programming of ten television networks with the largest national audience. For the choice of broadcasters, we considered reports produced by agencies and departments of the National Agency of Cinema, the National Agency of Telecommunications, the Brazilian Institute of Geography and Statistics and the Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics, as well as sites which analyze the viewing audience of television programs. For content analysis, we selected eight children’s programs: A Mansão Maluca do Professor Ambrósio(The Crazy Mansion of Professor Ambrosio), Ana e os Robôs (Ana and the Robots), Andy e as aventuras com os dinossauros (Andy and his adventures with dinosaurs), Mentes Brilhantes (Brilliant Minds), O pequeno Einstein (Little Einstein), O Show da Luna (The Luna Show), Peixonauta and Trip & Trop.In the analysis of these programs we find a series of contents that encompasses the knowledge suggested by the National Curricular Parameters for the initial years of Elementary School. The thematic axis Environment and Technological Resources are the most well represented, presenting the contents in an interdisciplinary and contextualized way, often fomenting a joint discussion with two blocks, or up to three. Thus, such programs can be used in didactic sequences, in the first years of primary school, with the aim of promoting the learning of scientific contents.
Palavras-chave: Ciências naturais
Mídia televisiva
Programas infantis
Público infantil
Educação em ciências
CNPq: Ciências Humanas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
UEFS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26175
Data do documento: 13-Jun-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

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