Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26159
Tipo: Dissertação
Título: Análise da confiabilidade do sistema de compressão de CO2 numa planta petroquímica considerando os fatores técnico-operacionais e humanos
Autor(es): Ferreira, José Filipe Michel Gagliano
Autor(es): Ferreira, José Filipe Michel Gagliano
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar os aspectos sociotécnicos que afetam a continuidade operacional através de um estudo de caso com aplicação de ferramentas da confiabilidade. Para alcançar tal objetivo, esta dissertação foi dividida em quatros etapas: análise preliminar para delimitação do objeto de estudo através do mapeamento da perda de produção, análise do ambiente operacional, estudo das falhas através do diagrama de Ishikawa e da aplicação da confiabilidade para modelagem da taxa de falha, e a aplicação do método SPAR-H (do inglês, Standardized Plant Analysis Risk Human) para quantificação do erro humano em uma tarefa crítica da operação. Foi analisado o ambiente industrial de uma planta petroquímica de fabricação de fertilizantes. Devido às próprias características de complexidade do sistema foram identificados elementos de natureza não técnica (humanos e organizacionais) que influenciam o desempenho das operações e contribuem no processo de desenvolvimento de falhas. Neste ambiente, o nível de automação apresentou-se como um fator limitante na caracterização da falha no formato sociotécnico.
Palavras-chave: Análise de falha
Sistema complexo
Confiabilidade
CNPq: Engenharia de Produção
País: brasil
Sigla da Instituição: PEI
metadata.dc.publisher.program: Engenharia Industrial
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26159
Data do documento: 11-Jun-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PEI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSC_Ferreira-J-F-M-G_PEI-UFBa_vfinal-grafica.pdf3,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.