Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26120
Tipo: Dissertação
Título: Hidrogeoquímica e estudo da vulnerabilidade do aquífero taquari/maruim no município de maruim, Sergipe, NE do Brasil
Autor(es): Dantas, Josana Mello
Autor(es): Dantas, Josana Mello
Abstract: As crescentes preocupações da sociedade com a qualidade dos recursos hídricos subterrâneos como garantia de fonte para o abastecimento público e para a produção econômica foram propulsoras da tomada de atitudes por parte dos governos de forma a estabelecerem programas de proteção da qualidade das águas subterrâneas e medidas que evitem sua degradação. A caracterização hidrogeoquímica tem por finalidade identificar e quantificar as principais propriedades e constituintes químicos, procurando estabelecer uma relação com o meio físico e os processos e fatores que influem na evolução da qualidade das águas subterrâneas, que podem ser intrínsecos e extrínsecos ao aquífero. O estudo da vulnerabilidade, por conseguinte, é um instrumento importante para o planejamento e gestão dos recursos hídricos, especialmente, nos aquíferos livres, utilizado para garantir a qualidade e a quantidade da água destes reservatórios. Os conceitos de vulnerabilidade natural de aquíferos fornecem subsídios ao planejamento do uso do território e da água por meio do conhecimento dos fatores que comprometem a qualidade da água e os riscos que podem leva-la à poluição. Assim, propõe-se nesta pesquisa a Classificação hidrogeoquímica das águas e a avaliação da vulnerabilidade intrínseca à contaminação natural do aquífero Taquari/Maruim no município de Maruim, Sergipe, utilizando os métodos GOD (FOSTER; HIRATA, 1988), DRASTIC (ALLER et al., 1987) e MAIA (MAIA; CRUZ, 2010). Foram realizadas as coletas dos dados necessários para definir os parâmetros aplicados aos métodos de avaliação da vulnerabilidadee analisada a hidroquímica de 30 poços em operação no município. Em cada amostragem foram determinados os parâmetros físico-químicos in situ, tais como: temperatura, pH, Eh, condutividade elétrica, OD e sólidos totais dissolvidos. Nas amostras coletadas para laboratório, foram realizados ensaios para determinação e quantificação de cloreto, sulfato, fosfato, íons cálcio, magnésio, sódio, potássio, carbonato e bicarbonato e nitrato. De acordo com o diagrama de Piper (1944) as águas subterrâneas foram classificadas em bicarbonatadas cálcicas (40%), cloretadas cálcicas (30%) e, em pequena proporção, cloretadas sódicas (26,7%) e bicarbonatada sódica 3,3%. Foram determinadas as classes de vulnerabilidade de cada um dos métodos e os respectivos mapas foram plotados. O município apresentou uma tendência média de vulnerabilidade intermediária, com variações, a depender do método utilizado. Algumas áreas próximas à sede municipal, onde estão localizados os principais poços de abastecimento, possuem tendência de vulnerabilidade alta e, em alguns casos, extrema.
Palavras-chave: hidrogeoquímica
aquífero
vulnerabilidade
métodos de avaliação
CNPq: Ciências Exatas e da Terra
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26120
Data do documento: 5-Jun-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (POSPETRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Final_Josana.pdf10 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.