Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26082
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: "Olá meninas! No vídeo de hoje vamos falar sobre o câncer" Analise do discurso sobre o câncer nos canais youtube supervivente tira o lenço e vai ser feliz
Autor(es): Guimarães, Verena de Almeida
Autor(es): Guimarães, Verena de Almeida
Abstract: O presente trabalho é uma análise do discurso em canais do Youtube cuja produção é centralizada em pacientes oncológicos. O objetivo é compreender como o discurso sobre o câncer é construído pelos próprios pacientes, haja vista que a palavra carrega consigo um estigma social negativo. Além disso, as discussões acerca da saúde são reinventadas gradativamente, por conta de um contexto de ampliação do conceito. Primeiramente foi feito um levantamento de canais na plataforma que abordam o assunto, após essa etapa foram escolhidos dois canais específicos: ‘’SuperVivente’’ e ‘’Tira o lenço e vai ser feliz! ’’. De acordo com as temáticas mais comuns aos vídeos, eles foram agrupados em categorias denominadas ‘’saúde, direito autoestima/autoimagem e séries especiais’’, a partir dessa seleção os vídeos com maior número de interações foram posicionados em destaque para uma análise mais detalhada.
Palavras-chave: Analise do discurso
Youtube
Câncer
Ciberespaço
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26082
Data do documento: 30-Mai-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Versão FINAL.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.