Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26040
Tipo: Dissertação
Título: Abordagens de saúde em livros didáticos de biologia: reflexoes sobre a saúde da população negra
Autor(es): Torres, Camile
Autor(es): Torres, Camile
Abstract: Os livros didáticos de biologia, ainda na atualidade, tendem a enfatizar a saúde em oposição à doença mantendo a tradicional abordagem biomédica de saúde. Dentre as possibilidades, e olhares mais amplos no tratar a saúde destaca-se a abordagem socioecológica de saúde, que tenta integrar aspectos sociais, éticos, econômicos político e ambientais para a interpretação sobre as questões em saúde. Desta forma, condicionantes sociais de saúde como idade, gênero e a raça/cor são incluídos nas práticas e discursos na área. Muito embora a saúde seja adotada como transversal na educação básica nacional desde a década de 1980, pouca atenção vem sendo dada a determinadas áreas como a saúde da população negra. Os recentes avanços no olhar para a saúde da população negra são fruto de um longo percurso de lutas por direitos dentro e fora dos sistemas governamentais. Frente ao exposto, esta análise do conteúdo de 27 livros de biologia para o ensino médio, buscou categorizar e analisar as abordagens de saúde em temas de relevância epidemiológica na população negra. Foram elaboradas categorias analíticas para agrupar tanto texto com imagens, dentro das abordagens; biomédica, comportamental e socioecológica de saúde. Por ser um trabalho voltado a temas em saúde com relevância epidemiológica junto ao povo negro adotamos categorias voltadas à análise das referencias a raça/cor nestes livros. Por meio desta investigação foi possível corroborar com a literatura no que se refere ao predomínio da abordagem biomédica de saúde nos livros didáticos de biologia. Há um destaque tanto nos textos (45%) quanto nas imagens (53%) de aspectos a doença e da fisiopatologia. Esta forma de apresentar a saúde no livro didático deixa em segundo plano, aspectos sociais como o racismo e suas ramificações como agente nos processos de saúde e adoecimento. Reflexões a respeito das implicações de aspectos políticos e econômicos também são pormenorizadas o que minimiza suas presenças em debates na abordagem pedagógica. No texto apenas 8% dos conteúdos e nas imagens (29%) fizeram referencia ao aspecto social da saúde raça/cor. Ao tratar as questões da saúde da população negra os debates não podem restringir-se a apresentar quadros epidemiológicos de origem no continente africano, como ainda é observado nas obras. Estas obras poderiam apresentar elementos mais explícitos para estimular os estudantes a refletir sobre a saúde como um bem inserido num tempo histórico e em um meio social heterogêneo com contradições que interferem também na saúde a nível individual e coletivo.
ABSTRACT - Biological textbooks, even today, tend to emphasize health in the face of disease, while maintaining a traditional biomedical approach to health. The possibilities, the broader views on health care stand out in the socio-ecological approach to health, which are social, ethical, economic, political and environmental for the interpretation on health issues. In this way, conditioning health histories such as age, gender and race are included in the practices and discourses in the area. Although health has been adopted as a cross-cutting issue in the national basic policy since the 1980s, the health areas of the black population have been given. Recent advances in the control of the health of the black population are the fruit of a long journey of rights struggles inside and outside government systems. In view of the above, this analysis of the article of 27 biology books for the teaching medium, sought to categorize and analyze how the health guidelines on topics of epidemiological prominence in the black population. Analytical categories have been developed to group both text and images within the approaches; biomedical, behavioral and socioecological health. Because it is a work focused on health issues with epidemiological relevance to black people, we adopt categories aimed at analyzing the references to race / color in these books. Through this research it was possible to corroborate with the literature regarding the predominance of the biomedical approach of health in the textbooks of biology. There is a prominence in both the texts (45%) and in the images (53%) of disease and pathophysiology aspects. This way of presenting health in the textbook leaves in the background, social aspects such as racism and its ramifications as agent in the processes of health and illness. Reflections on the implications of political and economic aspects are also detailed which minimizes their presence in debates on the pedagogical approach. In the text, only 8% of the contents and images (29%) referred to the social aspect of race / color health. In discussing the health issues of the black population, debates can’t be confined to presenting epidemiological charts of origin in the African continent, as is still observed in the works. These works could bring more explicit elements to stimulate students to reflect on health as a well inserted in a historical time and in a heterogeneous social environment with contradictions that also interfere in the health at individual and collective level.
Palavras-chave: Abordagens de saúde
Educação em saúde
Saúde da população negra
CNPq: Educação em saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26040
Data do documento: 21-Mai-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camile.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.