Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25756
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A importância da pesquisa de egressos na avaliação e aperfeiçoamento de programas de pós-graduação: algumas reflexões a partir da experiência do NPGA
Autor(es): Teixeira, Francisco Lima Cruz
Oliveira, Fátima Regina de S.
Autor(es): Teixeira, Francisco Lima Cruz
Oliveira, Fátima Regina de S.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo discutir a importância da pesquisa de egressos na avaliação de cursos de pós-graduação, tendo em vista a adoção de medidas gerenciais que possam promover o aperfeiçoamento institucional e o aprofundamento da inserção social dos programas. Toma-se como referência os resultados de uma pesquisa com ex-alunos dos cursos stricto-sensu oferecidos pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração – NPGA, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, realizada em 2003. A pesquisa buscou identificar como os alunos avaliavam a formação recebida e seus efeitos sobre a carreira. Os resultados indicaram que os cursos do NPGA ampliaram as possibilidades de atuação profissional, contribuindo para melhorar a inserção e o desempenho profissional dos egressos. As informações levantadas permitem que se teçam algumas considerações quanto à utilização dos resultados no aperfeiçoamento dos cursos do NPGA e, numa perspectiva mais abrangente, sobre a pertinência da incorporação dos resultados de estudos dessa natureza na avaliação da CAPES.
Palavras-chave: Egressos
Pós-graduação
Aperfeiçoamento institucional
Ex-alunos
NPGA
Atuação profissional
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25756
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.