Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25631
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cultura de inovação em micro e pequenas empresas dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação
Título(s) alternativo(s): Exacta
Autor(es): Moraes, Marcela Barbosa de
Miranda, Morjane Armstrong Santos de
Oliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido
Santos, Ernani Marques dos
Autor(es): Moraes, Marcela Barbosa de
Miranda, Morjane Armstrong Santos de
Oliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido
Santos, Ernani Marques dos
Abstract: Esta pesquisa descritiva e de abordagem quantitativa é motivada pela atual relevância da inovação para vantagem competitiva das organizações, tendo como elemento propulsor uma cultura organizacional inovadora. Assim, objetivou-se analisar a percepção dos colaboradores das micro e pequenas empresas (MPE) dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação sobre a cultura da inovação. Para tanto, aplicou-se um questionário que mensura a cultura da inovação, desenvolvido por Dobni (2008), e analisaram-se os dados em duas etapas: análise de confiabilidade e análise de caminho utilizando o SmartPLS. Constatou-se que há iniciativa e engajamento do colaborador, no processo inovativo, apoiados pelo suporte organizacional para disseminação de informações. Entretanto, aspectos mais subjetivos da cultura inovadora, como criatividade, autonomia e aproveitamento das habilidades, por parte da organização, ainda estão, na visão dos trabalhadores, insuficientes, sinalizando resultados que podem ser úteis para pesquisas futuras sobre o assunto, bem como para o desenvolvimento de novas soluções para o crescimento de MPEs.
Palavras-chave: Cultura
Inovação
Micro e pequena empresa
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Nove de Julho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25631
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cultura de inovação em micro e pequenas empresas dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação.pdf923,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.