Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25630
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Colaboração nas atividades de pesquisa desenvolvimento e inovação: o que nos ensina o modelo de centros e redes de excelência Petrobrás / Coppe UFRJ?
Autor(es): Pires, Ana Maria de Britto
Teixeira, Francisco Lima Cruz
Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
Autor(es): Pires, Ana Maria de Britto
Teixeira, Francisco Lima Cruz
Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
Abstract: A complexidade do processo de inovação tecnológica em atividades intensivas em conhecimento vem provocando o surgimento de novos arranjos colaborativos e novos modelos de negócio para as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Este artigo apresenta uma avaliação da Prática Centros e Redes de Excelência Petrobras/Coppe (PCREX) à luz dos referenciais teóricos da Hélice Tríplice, Inovação Aberta, Relação Universidade-Empresa e Redes de Inovação. O modelo PCREX propõe a construção de novos organismos interorganizacionais permanentes, voltados ao desenvolvimento de áreas específicas do conhecimento. A análise da PCREX é aprofundada pelo estudo de caso do Centro de Excelência em Geoquímica da Petrobras (Cegeq), protótipo da aplicação da PCREX, institucionalizado em 1996. A pesquisa revelou o total alinhamento da PCREX com as abordagens da Hélice Tríplice e da Inovação Aberta, o que confirma seu potencial dinamizador do processo de inovação; porém, apontou dificuldades na realização desse potencial no caso Cegeq. O estudo de caso evidenciou a necessidade de se avançar no desenvolvimento da capacidade de atuar em redes de colaboração e na construção de ambientes institucionais favoráveis ao exercício da colaboração nos moldes PCREX. A pesquisa revelou, ainda, que a adoção do modelo PCREX para a gestão das atividades de PD&I é uma decisão estratégica que precisa estar alinhada com a estratégia corporativa.
Palavras-chave: Tecnologia
Pesquisa e desenvolvimento
Inovação
Metodologia
Arranjos colaborativos
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25630
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.