Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25535
Tipo: Dissertação
Título: FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO
Autor(es): Nolasco, Daniel Dourado
Autor(es): Nolasco, Daniel Dourado
Abstract: Este estudo teórico-prático procura observar e experimentar estratégias para a composição dramática que intencionalmente apresente uma grande tensão entre as fronteiras da ficção com a realidade. Escolhemos nos ater à dramaturgia elaborada para o audiovisual na elevação do caráter híbrido de filmes ficcionais e documentários porque o audiovisual amplia esta dimensão, uma vez que contém traços e vestígios da realidade mesmo em produções às quais costumamos ver como meramente ficcionais. Como característica principal que nos possibilita procurar as diferenças entre documentários e ficções, temos a noção de assertividade, desenvolvidas por Fernão Pessoa Ramos e Noëll Carroll. Analisamos, como obra referencial e modelar da criação dramática estudada, o filme Iracema - uma transa amazônica (SENNA; BODANZKY, 1975), que compõe uma trilogia, ainda formada por Gitirana (SENNA; BODANZKY, 1975) e Diamante bruto (SENNA, 1977). O teor prático desta pesquisa é representado pela realização do média metragem As pelejas de Zé Brasil nas terras da copa das copas. Um filme-cordel de 40 minutos que observa o recorte para a hibridização proposta neste estudo.
This theoretical and practical study aims to observe and experience strategies for dramatic composition that intentionally present a great tension between the boundaries of fiction and reality. We gave special attention to dramaturgy for audiovisual because such drama is made naturally hybrid, considering fictional films and documentaries. We adopt such an option because the audiovisual extends this dimension, since it contains traces and vestiges of reality even in productions which usually is seen as merely fictional. As a main feature which enables us to look for the differences between documentary and fiction, we have the concept of assertiveness, developed by Fernão Pessoa Ramos and Noëll Carroll. We analyze, as a reference work and modeling of the studied dramatic creation, the movie Iracema – uma transa amazônica (SENNA; BODANSKY, 1975), which makes up a trilogy, also formed by Gitirana (SENNA; BODANSKY, 1975) and Diamante Bruto (SENNA , 1977). The practical content in this research arises from the realization of the film As pelejas de Zé Brasil nas terras da copa das copas (Zé Brasil’s fights in the wordcuplands). A 40 minutes film that observe the proposed subject.
Palavras-chave: Dramaturgia
Audiovisual
Ficção
Documentário
CNPq: Roteiro e Direção Cinematográficos
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGAC
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25535
Data do documento: 20-Mar-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOLASCO_Daniel_Dourado_Dissertacao_mestrado.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.